Em 2022, o evento passou a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do município.

Para marcar a “Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos e Construção da Cultura Doadora”, instituída pela Lei Municipal nº 11.398/2022 em Lajeado, a Câmara de Vereadores promoverá ações em parceria com outras entidades.

Para sensibilizar a comunidade lajeadense a Câmara realizará uma caminhada no dia 24. A concentração será às 9h, na Casa de Cultura, de onde o grupo sai em direção ao Posto Faleiro.

No dia 26, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, haverá trabalho de divulgação junto aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para o dia 27, está previsto evento temático no plenário da Câmara. Serão convidados familiares de doadores, receptores e pacientes em fila de espera, além de instituições, entidades que atuam na área e Hospital Bruno Born.

Dia 28 de setembro, a ideia é realizar uma ação pública, com panfletagem no Centro da cidade, frente a Caixa Econômica Federal, a partir das 10h, em parceria com instituições que apoiam a campanha.

Já no dia 29, a Univates vai promover uma palestra direcionada aos alunos do curso de medicina.

No dia 30, a programação será encerrada com uma partida de futebol disputada entre médicos, imprensa, e pessoas que passaram por transplantes, entre 19h e 21h, na Univates, para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

Participam das atividades a Organização de Procura de Órgãos (OPO)/Hospital Bruno Born, Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), Univates, CDL, APAE, Corpo de Bombeiro de Lajeado, entre outros.

Data de publicação: 13/09/2022

Créditos das Fotos: Divulgação