Caminhada abre programação da “Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos” de Lajeado.

A 2ª Caminhada pela Vida - Setembro Verde – promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos aconteceu neste sábado (24/09), em Lajeado. O evento teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

Os participantes iniciaram a caminhada em frente à Casa de Cultura, às 9h, e seguiram até o Posto Faleiro. Muitas pessoas usaram camisetas e balões verdes em alusão a campanha Setembro Verde.

Durante o trajeto foi distribuído material explicativo aos pedestres e lojistas.

O presidente do Legislativo, vereador Deolí Graff (PP), agradeceu a todos que aceitaram o convite e participaram do evento. Ele ainda ressaltou que “cada um tem que manifestar o seu desejo de doar órgãos à família”.

O vereador Lorival Silveira, que recebeu um transplante de coração há três anos, não escondeu a alegria com o sucesso do evento. “Espero que todos tenha a oportunidade que eu tive de receber um órgão graças a atitude generosa de uma família”, declarou emocionado.

Além dos vereadores e servidores do Legislativo, participaram da caminhada demonstrando apoio a causa a Organização de Procura de Órgãos (OPO6)/Hospital Bruno Born, Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), Univates, CDL Lajeado, APAE Lajeado, Corpo de Bombeiro de Lajeado, AFAB-Águias da Bola, Liga de Combate ao Câncer de Lajeado, Gurias do Grêmio Lajeado, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Mais de 2,5 mil pessoas estão à espera de um transplante de órgão no Rio Grande do Sul, segundo a Central de Transplantes.

Programação da Semana:

Segunda-feira - dia 26/09 - Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, haverá divulgação junto aos usuários da Unidade Básicas de Saúde (UBS) Novo Tempo.

Terça-feira – 27/09 – Homenagens e Roda de Conversa no plenário da Câmara de Vereadores, após a sessão ordinária. Participam familiares de doadores, receptores e pacientes em fila de espera.

Quarta-feira – 28/09 - Panfletagem no Centro, em frente a Caixa Econômica Federal, a partir das 10h, em parceria com instituições que apoiam a campanha.

Quinta - dia 29/09 – Palestra na Univates intitulada “Doação de Órgãos: o amor pela vida continua no teu sim”, direcionada aos alunos do curso de medicina.

Sexta-feira – 30/09 – A programação será encerrada com uma partida de futebol, “Jogo Pela Vida”, que vai reunir médicos, pacientes transplantados e comunidade, entre 19h e 21h, no complexo esportivo da Univates.

Data de publicação: 26/09/2022