As atividades integram a programação da Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos” de Lajeado.

A Câmara de Vereadores de Lajeado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta segunda-feira (26/09), palestras “Mitos e Verdades sobre doação de órgãos”, em escolas da rede municipal de ensino.

Nas duas palestras, ministradas pelos soldados Alisson Marlon Wessel e Felipe Barth, na Escola Dom Pedro I, turnos manhã e tarde, foram realizadas dinâmica com placas, abordados temas como processo de autorização da família e quantidade de vidas que podem ser salvas por um único doador.

Ao longo da semana, mais 6 palestras serão ofertadas, em diferentes escolas municipais.

Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, também foi realizada divulgação junto aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Tempo.

Na UBS Novo Tempo, a equipe recepcionou os usuários com um painel contendo informações detalhadas sobre doação de órgãos. O material ficará exposto ao longo de todo o mês de setembro. Servidores também realizam abordagem e oferecem material explicativo.

As atividades integram a programação Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos de Lajeado e pretende impactar mais de 500 alunos e dezenas de usuários da UBS.

A programação segue até sexta-feira, com diferentes atividades.

Terça-feira, 27 - Homenagens e Roda de Conversa no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, após a sessão ordinária. Participam familiares de doadores, receptores, pacientes em fila de espera e profissionais da área da saúde.

Quarta-feira, 28 - Panfletagem no Centro, em frente a Caixa Econômica Federal, a partir das 10h, em parceria com instituições que apoiam a campanha e continuação das palestras na Rede Municipal de Ensino.

Quinta-feira, 29 - Palestra na Univates intitulada “Doação de Órgãos: o amor pela vida continua no teu sim”, direcionada aos alunos do curso de Medicina.

Sexta-feira, 30 – Encerramento da programação com uma partida de futebol, “Jogo Pela Vida”, que vai reunir médicos, pacientes transplantados e comunidade, entre 19h e 21h, no complexo esportivo da Univates.

Data de publicação: 26/09/2022