A homenagem destacou o trabalho das Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e ressaltou a importância do ato de doar.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado terça-feira (27/9), foi marcado por homenagens a profissionais, envolvidos com transplantes e conversa com convidados sobre doação de órgãos.

O evento, promovido pela Câmara de Lajeado, integrou a programação da Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos, que busca conscientizar a população sobre a importância do tema.

Na oportunidade foram homenageados três profissionais da área da Saúde, com envolvimento na captação de órgãos e tecidos, da Opo6, sediada no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

O médico Cláudio Klein, responsável pelo início do serviço em Lajeado, o médico Nelson Barbosa Franco Neto, que atualmente coordena a OPO6, e a enfermeira da Opo6 Adriana Calvi, chefe da UTI do HBB.

Num segundo momento, convidados participaram de uma roda de conversa contando suas experiências e dando seus depoimentos sobre transplante de órgãos.

Primeiro, falou Leticia Schneider Garcia, que está na lista de espera por um rim há 4 anos e faz hemodiálise 3 vezes por semana. “Meu sonho é fazer o transplante e tomar muita água”, declarou de forma singela.

Em seguida, Regina Dias, paciente transplantada que recebeu um rim em 2016, compartilhou sua experiência. “Quando ouvi: chegou a tua vez, eu não acreditei. Eu só tomei um banho e fui. Nem mala eu levei. Parece que não é real quando elas chamam a gente”, resumiu.

Por último, o depoimento emocionado da mãe de uma doadora de 32 anos, que deixou expresso o seu desejo. Poucas semanas antes de falecer ela me fez prometer que se acontecesse alguma coisa com ela eu era para doar os seus órgãos. “Parecia que ela estava adivinhando alguma coisa. Ela me fez prometer”, relembrou.

Atualmente, 2,5 mil pessoas aguardam um transplante de órgão, segundo a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul. A maior fila é para o transplante de rim, com cerca de 1,3 mil pacientes em espera.

A programação segue hoje com palestras nas escolas municipais, panfletagem de material informativo no Centro da cidade, a partir das 10h, em frente a Caixa Federal. Amanhã terá uma palestra na Univates direcionada aos alunos do curso de Medicina. Na sexta-feira, as ações serão encerradas com uma partida de futebol entre médicos e transplantados “Jogo pela Vida”, no Complexo Esportivo da Univates, a partir das 18h30min. Toda comunidade está convidada a prestigiar.

Data de publicação: 28/09/2022