O vereador Márcio Dal Cin (PSDB), presidente da Comissão, comandou os trabalhos.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, esteve no Legislativo, nesta terça-feira (18/04), atendendo convite da Comissão especial de Revisão e/ou Emenda à Lei Orgânica Municipal, para esclarecimentos relacionados a pasta.

Os vereadores membros da Comissão queriam ouvir o posicionamento do secretário a respeito da permanência de artigos na Lei Orgânica que tratam sobre Política Agrícola e Desenvolvimento Comercial e de Serviços.

O secretário André Bücker disse que apesar de Lajeado ser uma cidade predominantemente urbana, com área rural restrita a cerca de 2% de seu território, é importante manter essas diretrizes na Lei Orgânica Municipal.

Segundo ele, a extinção dos artigos que tratam sobre Política Agrícola e Desenvolvimento Social e de Serviços poderia enfraquecer o setor rural, já diminuído por circunstâncias do desenvolvimento da cidade, e criar dificuldades para linhas de financiamento e recebimento de recursos federais.

Bücker também destacou que a ideia da secretaria é dar suporte para que essas famílias, que ainda vivem em área rural, consigam desenvolver suas atividades agrícolas no município.

A comissão foi criada para revisar e elaborar a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal de Lajeado, que será apresentada na Câmara para votação.

Além do presidente, Márcio Dal Cin (PSDB), integram o colegiado os vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) – relator, Alex Schmitt (PP) e Paula Thomas (PSDB) – membros.

Data de publicação: 18/04/2023

Créditos das Fotos: Jaqueline Backes