Prefeitura disponibiliza um WhatsApp exclusivo para receber solicitações de manutenção de postes.

A troca de lâmpadas queimadas está entre as demandas mais trazidas pela comunidade aos vereadores. Praticamente em todas as sessões ordinárias, os parlamentares fazem indicações de troca de luminárias que são encaminhadas pela Câmara Municipal à Prefeitura Municipal, por meio da secretaria da casa.

Manutenção da Iluminação Pública

Além das indicações dos parlamentares, a Prefeitura de Lajeado disponibiliza um WhatsApp exclusivo para receber solicitações de manutenção dos serviços públicos. O número é 51 99954-9904 para que a própria população comunique a necessidade de novos pontos de iluminação pública, reparos e troca de lâmpada, além de poder buscar a solução de outros problemas. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 7h30 às 11h30 e das 13 h às 17 h.
Também é possível abrir processos para solicitar os serviços, de forma eletrônica, pelo portal da Prefeitura, sem a necessidade do atendimento presencial.

PPP da iluminação pública para Lajeado

Uma cidade iluminada, segura e moderna para a população. É dessa forma que Lajeado deve ficar com a implantação da Parceria Público-Privada da iluminação pública.

Em julho de 2022, a Câmara de Vereadores deu o aval para a Prefeitura de Lajeado seguir adiante com o plano de contratar uma empresa responsável pela PPP.

Assim que implantada a empresa que será contratada por meio de leilão e terá responsabilidade a prestação dos serviços de iluminação pública, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações (smart-city) e implantação de usina de geração de energia solar.

A estimativa é de que a empresa parceira invista R$ 344 milhões em 20 anos de vigência do contrato. A proposta prevê a implementação de lâmpadas de LED em toda cidade e um sistema de inovação no gerenciamento de substituição de lâmpadas queimadas.

Proposta da gestão de iluminação pública inteligente

A empresa vencedora da licitação assumirá a gestão da iluminação pública pelo período de 20 anos após a assinatura do contrato. Caberá à vencedora também a manutenção e a troca de lâmpadas pelo período da concessão, com atendimento 24 horas durante os 7 dias da semana.

Data de publicação: 28/04/2023

Créditos das Fotos: Divulgação