Câmara irá apreciar Novo Plano de Saneamento Básico.

A questão ambiental é recorrente nas discussões na Câmara de Vereadores de Lajeado, seja através da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social ou por meio da análise de Projetos de Lei.

Um dos assuntos que mais repercutido entre os vereadores é a necessidade de melhoria do saneamento básico da cidade. Os sistemas de esgoto, a coleta de rejeitos, a reciclagem e o direcionamento das águas pluviais, entre outros pontos, têm significativo impacto no dia a dia dos munícipes.

Em breve a Câmara de Vereadores deverá receber do Executivo o projeto do novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), previsto para ser implantado em 2024. O atual conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, foi instituído em 2013.

A revisão do plano ocorre para que o município possa contemplar a Legislação Federal nº 14.026/2020, a qual visa atender o novo Marco do Saneamento Básico para o Brasil.

A nova redação do PMSB foi elaborada pela Prefeitura de Lajeado no ano passado, com a participação e o apoio de entidades da sociedade civil e órgãos como o Condemas.

Semana Municipal do Meio Ambiente

Entre os dias 1º e 6 de junho, Lajeado realiza a Semana Municipal do Meio Ambiente, instituída pela Lei nº 11.298, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O evento é promovida pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema).

O foco principal do evento é o saneamento básico no município e o desenvolvimento de cidades inteligentes.

No período, serão promovidas atividades culturais, esportivas, blitz ecológica, além de plantio e doação de mudas.

Data de publicação: 02/06/2023