A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 9, a 36ª sessão ordinária de 2018. Estava na ordem do dia o PL 116, PL 120, o CM 045, além do parecer da Comissão de Justiça e Redação pela ilegalidade do veto ao CM 009.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 9, a 36ª sessão ordinária de 2018. Estava na ordem do dia o PL 116 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de uma área de terras urbana à União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia) e PL 120 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de três áreas de terrenos urbanas à Associação de Moradores do Bairro Nações).

Também o CM 045 (concede o título de Cidadão Lajeadense ao “Marcelo da Silva”), de autoria do vereador Marquinhos Schefer (MDB), e o parecer da Comissão de Justiça e Redação pela ilegalidade do veto ao CM 009 (denomina de Rua Paulo Silomar Mota a Rua F, localizada no Bairro Santo Antônio).

Os três projetos foram aprovados por unanimidade - com a ausência da vereadora Mariela Portz (PSDB) - e todos os vereadores votaram a favor do parecer pela ilegalidade do veto ao CM 009. Confira os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Tribuna livre

O pedido do presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB) para que o coordenador da 16ª CRS, Ramon Zuchetti fizesse o uso da tribuna livre foi aprovado por todos. A manifestação foi solicitada após a vereadora Mariela publicar um vídeo em seu perfil pessoal no Facebook acusando o Governo Sartori de fechar o banco de sangue do Vale do Taquari e colocando a população em pânico com a frase: “pessoas vão morrer”.

Em seu pronunciamento, Zuchetti explicou que a rede de sangue do Estado passa por um processo de redesenho. “Em nenhum momento o Estado sinalizou com a possibilidade de fechamento. O que existe é a possibilidade de readequação do contrato entre Estado e empresa, pois hoje o contrato prevê 10 mil bolsas de sangue ao ano, mas são utilizadas apenas cinco mil. Tudo é uma questão de acordo entre Hemovale e Governo.”

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado emitiu nota ontem à noite, dizendo que: “A Secretaria Estadual da Saúde assegura que não há nenhuma resolução referente ao fechamento do Banco de Sangue do Vale do Taquari. O governo do Estado está iniciando tratativas para reorganização da Hemorrede em todo o Rio Grande do Sul, mas não existe medida definida para Lajeado e região. A Secretaria da Saúde garante também que nenhuma ação para reestruturar a Hemorrede será efetivada sem que antes seja debatida com as prefeituras e as comunidades”.

Data de publicação: 10/10/2018

Créditos: Carolina Gasparotto