A 28ª Sessão Plenária, realizada na terça-feira (11/8), mobilizou os vereadores para chamar a atenção da comunidade para a importância de evitar aglomerações. Foram aprovados sete projetos de lei, sendo quatro do Executivo e três do Legislativo.

A 28ª Sessão Plenária, realizada hoje (11/8), retomou a forma virtual, em função do agravamento da pandemia de Covid-19. Todos os projetos de lei constantes da Ordem do Dia foram aprovados: PL 069/2020 (Autoriza o Município de Lajeado a receber em doação um terreno urbano de propriedade de Construtora Di Trento Ltda – EPP), PL 071/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar), PL 073/2020 (Autoriza a renovação de contrato administrativo temporário da servidora que menciona, até o quinto mês após o parto) e PL 75/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar).

Também foram aprovados três projetos do Legislativo: PL CM 030/2020 (Denomina de rua Walter Felipe Dieter, às ruas 05 e N5 do loteamento Monte Belo, Bairro Igrejinha), PL CM 032/2020 (Denomina de rua Passo Fundo a rua A localizada no loteamento Conventos V, Bairro Conventos) e PL CM 033/2020 (Denomina de Rua Argemiro Loriano da Conceição a Rua B Localizada no Loteamento Conventos III no Bairro Conventos). Todos os projetos, informações sobre as sessões plenárias, encontram-se no site da Câmara Municipal de Lajeado: www.lajeado.rs.leg.br.

Covid-19: aglomerações são foco do debate

Aglomerações, em ônibus e nas áreas de lazer da cidade, foram amplamente debatidas pelos parlamentares. O vereador Sérgio Kniphoff (PT) fez críticas ao prefeito Marcelo Caumo, pela inauguração da Academia Saúde, no bairro Jardim do Cedro, realizada hoje. O vereador lamentou a iniciativa do prefeito em promover uma inauguração e, assim, incentivar a aglomeração de pessoas. O vereador disse que observou, em fotos, que na hora do discurso as pessoas estavam distantes umas das outras, usando máscara.

Mas, antes disso, estavam muito próximas umas das outras, chegando em alguns casos a até se tocarem. “Se esse é o exemplo de alguém que está na liderança do distanciamento na cidade deve ter, como essa mesma pessoa vai dizer à população não deve se encontrar nos parques da cidade nos finais da semana?”, questionou.

Kniphoff foi enfático: “Não dá pra flexibilizar aglomerações. Em que situação nos encontramos, quando o próprio prefeito organiza inaugurações com base no calendário eleitoral (porque só até o final de semana ele pode aparecer em inaugurações, depois não), por conta de uma eleição que nem deveria acontecer, no cenário que a gente está vivendo. Ele, por conta, flexibiliza, e promove aglomerações”.

Por outro lado, o parlamentar comemorou a possibilidade de um novo arranjo do sistema de alerta do Governo do Estado, em que o município passa a fazer parte de um comitê regional para participar da discussão sobre a cor da bandeira, com o Estado, a ser aplicada na região. “Estamos em bandeira laranja, o que traz um alento, principalmente para a economia da região. Mas isso não significa que a gente possa relaxar nas questões da prevenção, do distanciamento, pois o número de casos novos está aumentando”, ponderou.

O vereador, e médico, comentou que hoje (11/8), em Lajeado, os 10 leitos de UTI estiveram todos ocupados. “Agora são 9, pois uma pessoa morreu”, atualizou Kniphoff. E reforçou a ideia de que inaugurações e qualquer evento que possa reunir pessoas deva ser adiado. “ Lajeado tem registrados 32 óbitos por Covid-19; a região, 80; o Rio Grande do Sul aumentou em 100% os óbitos em 30 dias (hoje chega a 2.500) e o Brasil passa de 102 mil óbitos por Covid-19”, alertou.

Comportamento pode salvar - O vereador fez um alerta às pessoas, para que se puderem fiquem em casa, e permaneçam firmes nas ações de prevenção do coronavírus: “Enquanto não tivermos vacina ou tratamento adequado, é o comportamento que vai salvar uns aos outros: eu respeitar a distância do outro,  eu usar máscara para não contaminar o outro.” Por conta das aglomerações, o vereador comentou que hoje Lajeado vem liderando o ranking negativo de distanciamento social, no Estado.

Médico para atender idosos em casa - O vereador Marquinhos Schefer (MDB) solicitou ao prefeito e ao secretário da Saúde que providenciem um médico que atenda os idosos, que fazem parte do grupo de risco, em casa. “Muitos deles precisam de atendimento médico, mas têm medo de ser contaminados, então não vão até o posto. Eles merecem toda a nossa atenção”, reforça.

Com relação aos testes para detectar o coronavírus, o vereador solicita à Secretaria da Saúde que envie para a Casa Legislativa, quais são os critérios que os profissionais da área de saúde do município estão utilizando para a liberação de atestado para controle da epidemia do COVID-19, já que recebeu relatos de pessoas que atestaram negativo e, mesmo assim, lhes foi imposto o isolamento social e afastamento de todos os familiares que residem na mesma casa e de suas atividades.

Também solicitou que sejam tomadas providências quanto ao horário em que os pacientes que são atendidos em Encantado. Segundo o parlamentar, as pessoas chegam muito cedo ao local, e precisam ficar na rua, de pé, expostas a todos os riscos, até receberem atendimento, pois não é permitida a entrada no hospital, devido à Covid-19.

Melhorias das calçadas - O vereador Éder Spohr (MDB) comentou sobre a situação das calçadas. Segundo ele, depois de ter trazido à sessão plenária a situação da calçada de passeio na RS-413, vários moradores passaram a reclamar da situação precárias das calçadas. Nos bairros Montanha, Conventos e Bom Pastor. “A prefeitura deve boas calçadas à comunidade, para as pessoas circularem com segurança”.

Levantou, ainda, a necessidade de instalação de um quebra-molas em frente ao Lar de Idosos Tabita, no bairro Conventos. O pedido tem como base a falta de educação no trânsito, de alguns motoristas, que insistem em circular em alta velocidade naquela área.

Instalação de placas - O vereador Waldir Blau (MDB) referiu-se à falta de placas de trânsito em Lajeado. Adiantou que está encaminhando requerimento à Secretaria de Trânsito, solicitando a instalação das placas, principalmente, nos bairros Centenário, Igrejinha e Planalto. “As placas de sinalização não existem, o motorista não sabe se tem a preferencial ou não. Também faltam placas com o nome das ruas.”  Para Blau, deveria ser feito um levantamento em todos os bairros, também incluindo as ruas novas, que são encaminhadas e aprovadas na Casa Legislativa.

O vereador também comentou sobre as calçadas de passeio. Referiu-se à conclusão da calçada de São Bento e Moinhos D´Água: “Não ficou do agrado de todos, mas foi concluída. Gostaria de agradecer ao secretário de Obras, Cassiano Jung, que interveio junto à empresa responsável pela obra, para solucionar a questão de alguns trechos, que invadiram terrenos particulares. Fizemos reunião com alguns moradores, e conseguimos solucionar”.

Finalização da calçada - Blau adiantou que encaminhou mais uma emenda junto ao deputado federal Alceu Moreira (MDB), no valor de R$ 250 mil, para a conclusão da obra. “Com esse valor vamos concluir o trecho que ainda falta, que faz divisa com Santa Clara e a extensão da ponte do Arroio Saraquá até o início da atual calçada. Esperamos que esse dinheiro venha ainda esse ano para que se possa concluir essa calçada, que vai ser de grande utilidade para a comunidade, mais ainda, no retorno às aulas, pois vai garantir mais segurança aos estudantes”.

Parabéns à comunidade lajeadense e à municipalidade - O vereador Ernani Teixeira (PP) somou ao comentário do vereador Fabiano Bergmann (PP), que apontou alguns nomes de moradores da cidade e de brigadianos que, durante a cheia do Rio Taquari, segundo ele, teriam atuado de forma heroica para salvar pessoas, entrando em águas turvas, durante a noite, arriscando a própria vida para salvar outras pessoas.

O parlamentar citou a comunidade lajeadense e a municipalidade como os grandes protagonistas no atendimento à comunidade atingida pelas águas do Rio Taquari. “A comunidade lajeadense se desdobrou, trabalhou, serviu, de todas as formas. Mesmo aquelas pessoas que estavam sendo ajudadas, também se dispunham a ajudar os que estavam precisando. Lajeado deu uma demonstração de colaboração mútua da comunidade. Claro, que foi facilitado pelo trabalho realizado pela equipe do município, que atuou diretamente em socorro às necessitadas, colocando à disposição veículos, abrigo e alimentos. Com certeza fez inveja a muitos municípios da região”, reforçou o vereador.

Ernani Teixeira (PP) reforçou: “É uma alegria muito grande ver esse conjunto trabalhando, todos a favor de todos. Quero deixar meus parabéns à comunidade inteira, e a municipalidade”.  

Sobre as críticas aos comentários do vereador Sérgio Kniphoff (PT), quanto à aglomeração gerada na inauguração da Academia de Saúde, o vereador rebateu: “É uma entrega pública, que a municipalidade tem que fazer. Nada mais justo do que o prefeito ir lá colocar à vista das pessoas, ao conhecimento delas a estrutura que vão ter à disposição a partir de agora”.  

Isolamento inteligente - A vereadora Mariela Portz (PSDB) concentrou sua manifestação na Covid-19. Ela contraiu o coronavírus e estava há três semanas afastada das atividades na Casa Legislativa. A vereadora comentou que a doença não foi leve para ela, mesmo tendo 40 anos, praticando esporte pelo menos quatro vezes na semana, e não apresentando nenhuma comorbidade. “O vírus não tem padrão de sintomas. Às vezes tu está bem e, de repente ele volta”.  

Sobre a situação da pandemia em Lajeado, Mariela comentou sobre o decreto publicado pelo Governador Eduardo Leite (PSDB), sobre as co-gestões implementadas. Mesmo com essas mudanças, a vereadora alerta para o aumento de internações por Covid-19 em Lajeado, e para a faixa etária, de 64 anos. “São pessoas novas precisando de atendimento e a maioria dos internados é de Lajeado”.

Sobre o isolamento social, a vereadora reforçou o dado apresentado pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT), que Lajeado é a pior cidade do RS quando se trata de adesão ao isolamento. “É importante praticar o que se chama de isolamento inteligente, quando se sai para trabalhar – seguindo todos os protocolos de proteção- evitando aglomerações.”

As aglomerações são muito preocupantes, segundo a vereadora. “Quando as pessoas não acatam as orientações dos governos, municipal e estadual, a gente acaba prejudicando a economia. É um ciclo que não tem fim. A gente reclama que o comércio tem atividade limitada, mas, se a gente continuar saindo, consequentemente, vai acabar acontecendo de o comércio ter que fechar.”  A vereadora finaliza: “Tem que ter muita consciência, pensar em todos os lados que a ação da gente acaba comprometendo.”

O vereador Ildo Salvi (PSDB) também comentou sobre a importância do isolamento social. “Não podemos fechar a cidade, mas, se continuar assim, não vão culpar depois os políticos, o comércio e a indústria. Essas saídas desnecessárias e o chimarrão coletivo têm colocado Lajeado como o menor índice de isolamento social no Estado.

Com relação à inauguração da Academia de Saúde, no Bairro Jardim do Cedro, o vereador parabenizou a comunidade. “Em especial, parabenizo o presidente Salete, a sua diretoria, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o prefeito Marcelo Caumo e o secretário de Saúde, Cláudio Klein. Dizer que se for feito como hoje, todos com máscara e respeitando o distanciamento, acredito não haver problemas.

Instalação de 700 lâmpadas de LED - Com relação ao pedido de instalação de quebra-molas no bairro Conventos, o vereador Salvi afirmou que já fez pedido, há mais tempo. “Vereador Eder, já solicitei há mais tempo, ele já está garantido, tanto pela secretaria de Obras, como pela Coordenadoria de Trânsito. Também adiantou, que hoje (11/8), iniciou-se a instalação de 700 lâmpadas de LED em Lajeado, em uma parceria do município com a RGE Sul Distribuidora de Energia.

O vereador Nilson Do Arte (PP) salientou a importância de adequar as inaugurações ao atual momento de pandemia. Solicitou que as próximas inaugurações, no período que ainda é permitida a participação de candidatos e políticos, estejam presentes somente a equipe envolvida (interna), e que a população participe através de uma live, para evitar aglomerações.  

Instalação de Guard-Rail - O vereador reforçou o pedido de instalação de barra de proteção (Guard-Rail) nos locais onde a força da água do Rio Taquari danificou a via. “Vários municípios já instalaram essa proteção, para evitar acidentes”, reforçou o vereador. Também solicitou a instalação de mais paradas de ônibus na cidade, e a substituição de algumas por novas unidades, em função do frio que já está atuando no Estado.  

O vereador Paulo Tóri (MDB) iniciou a manifestação agradecendo à equipe da secretaria da Agricultura pela limpeza realizada na região da Acil até o Rio Taquari. Comentou que os moradores ainda aguardam a instalação de lixeiras no local.

Pediatra e dentista no posto do Morro 25 - A falta de dentista e pediatra no Posto de Saúde do Morro 25 foi colocada pelo vereador Paulo Tóri. Ele ressaltou que as pessoas não têm como sair do bairro, pois a maioria não tem carro, e encontram dificuldade na locomoção até o posto mais próximo. O vereador solicitou a atenção do secretário da Saúde para a questão, e sugeriu que um ou dois dias de atendimento já ajudaria muito as comunidades dos bairros Morro 25 e Nações.

Pedido de informações sobre cotas à Defesa Civil - O vereador Sérgio Rambo (PT) comentou sobre dúvidas quanto ao calçamento comunitário, e os valores aplicados, também às cobranças do município aos moradores. “Quando trouxer dinheiro para o calçamento, vou passar a vincular à rua”, finalizou.

Com relação ao novo Plano Diretor de Lajeado (PDL) aprovado na última sessão plenária, Rambo comentou que as novas cotas não foram incluídas no documento. Em função disso, afirmou que vai solicitar à Defesa Civil que apresente as cotas, com base na última cheia do Rio Taquari, para análise dos vereadores e possíveis adequações ao PDL.

Aluguel social - O vereador Carlos Ranzi (MDB) lembrou que o Aluguel Social vem resolver o problema das famílias que estão em vulnerabilidade social. Diz estar curioso com o fato de, diante da recente cheia do Taquari, a municipalidade não tenha feito uma divulgação massiva sobre o recurso. “Hoje, as pessoas estão se aglomerando na casa de amigos e parentes, e aí vem o prefeito fazer uma live dizendo que não é para se aglomerar. Muito antes de fechar o comércio, fiscalize os ônibus da nossa cidade. Veja como as pessoas chegaram ao seu trabalho. Daqui a pouco, as pessoas tiveram que estar dentro de uma ‘lata de sardinha’, com um monte de gente. Provavelmente, algumas infectadas, e aí a gente vai ter um cenário apocalíptico. Então, não dá pra botar a culpa na nossa população. A hora que não tiver aglomeração dentro dos ônibus, aí a gente pode começar a conversar sobre isso. A hora em que os ônibus estiverem resolvidos, o prefeito pode ir lá fechar os parques, mas até lá, não”, apontou.

Ranzi adiantou que a previsão do governador Eduardo Leite é que até o final do mês as aulas presenciais retornem com 50% dos alunos em sala de aula. “Venho falando sobre isso, sobre um possível convênio do município com a Univates, pois o município não tem condições de se adequar a essa nova necessidade sem ampliar o número de salas”.

O presidente Lorival Silveira (PP) passou a presidência ao vereador, vice-presidente, Sérgio Kniphoff (PT) para se manifestar. Logo de início, Lorival rebateu a afirmação do vereador Sérgio Rambo (PT), que disse que o presidente sofreu pressão para colocar o novo Plano Diretor de Lajeado em votação. Lorival foi taxativo: “Não houve nenhuma pressão sobre mim, só achei que estava mais do que na hora de votar o Plano Diretor, afinal estava há mais de um ano e meio na Casa”.

O vereador comentou sobre a sua preocupação com as pessoas mais humildes da cidade que, segundo ele, estão sendo enganadas por criminosos que vendem espaços públicos, a um valor muito baixo. “O pior de tudo isso é que os terrenos onde estas famílias estão ficam em cima do aterro, atrás do Novo Tempo, local esse que pode desmoronar, podendo causar até mortes”. O vereador comenta que, nessas moradias, a rede de luz passa a um metro e meio das pessoas, o que representa alto risco para acidentes, até fatais.

Criação de Comitê - O vereador sugere a criação de um Comitê, envolvendo Secretarias Municipais, a Câmara de Vereadores e demais órgãos competentes para acompanhar e buscar alternativas para as constantes invasões das áreas públicas do nosso Município. Da mesma forma, sugere que o município estude a possibilidade de construir um Loteamento Popular para redirecionar estas famílias. “É importante colocar em prática, formar um comitê atuante, com pessoas que realmente se preocupem com essas famílias. E o município tem que tomar a frente dessa situação”, finaliza.

29ª Sessão Plenária - O presidente Lorival Silveira (PP) convocou a próxima sessão planária para o dia 18 de agosto, às 17h. A reunião das Comissões vai realizar-se no mesmo dia, às 8h30min. O formato das reuniões, presencial ou virtual, será definida no decorrer da semana, devido à necessidade de avaliação da pandemia na cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 11/08/2020

Créditos: Aline Schmidt

Créditos das Fotos: Aline Schmidt

Compartilhe!