Durante a reunião das Comissões, realizada na manhã desta terça-feira, dia 10, vereadores e assessores debateram sobre o PL 039 (trata sobre bolsa para médicos residentes). Na oportunidade, o coordenador da residência médica da Univates, doutor Carlos Dorneles falou sobre a importância de o projeto ser aprovado o mais breve possível. “Seria uma bolsa para complementar a renda já recebida, visto que o número de interessados em trabalhar em Lajeado está cada vez mais reduzido porque a oferta de bolsa em Porto Alegre, por exemplo, girar em torno de R$ 10 mil.”

Dorneles explicou que, no momento, a cidade possui um médico residente, mas que com a aprovação da bolsa será possível conquistar novos candidatos. “Precisamos atrair os profissionais e fazer com que eles queiram ficar em Lajeado, mesmo que a bolsa oferecida tenha um valor menor. É preciso valorizar o programa e evitar que ele seja encerrado.”

O coordenador ainda afirmou que os médicos residentes serão direcionados para as Unidades Básicas de Saúde que possuem Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), local onde poderão dar um suporte aos médicos já contratados, visto que em quatro bairros de Lajeado, esses postos de saúde já possuem duas equipes.

Apontamentos

Os vereadores presentes reconheceram a importância do projeto, mas fizeram alguns apontamentos. Após, ficou acordado que algumas alterações devem ser providenciadas para que o projeto esteja pronto para ser votado. “É complicado votar sem saber o número de bolsas que serão ofertadas. Acredito que alguns detalhes precisam estar melhores especificados no documento”, afirmou o vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB).

Outro ponto levantado por Ranzi foi com relação aos direitos do médico residente. “Precisa estar especificado que eles não terão direito a décimo terceiro e férias, por exemplo. Também é necessário melhorar a parte onde fala o local em que eles irão atuar e como ocorrerão esses processos seletivos”, concluiu. As alterações serão feitas pela assessora jurídica do Município, Elis Hoss, também presente na reunião. O projeto voltará ao Plenário.

Outros projetos

Além do PL 039, estiveram na pauta da reunião os seguintes projetos: 003, 042, 043, 044, 045 e 046. Foram liberados para a ordem do dia os PL’s 003 (institui o programa de parceria público-privada e concessões do município de Lajeado e dá outras providências e 040 (autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio para Prestação de Mútua Colaboração entre o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e o Município de Lajeado).

Data de publicação: 10/04/2018

Créditos: Carolina Gasparotto