A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 23, a 38ª sessão ordinária e, após, sessão solene em homenagem aos 20 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da região e entrega do título de Cidadão Lajeadense a Luiz Egon Richter.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 23, a 38ª sessão ordinária e, após, sessão solene em homenagem aos 20 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari e entrega do título de Cidadão Lajeadense a Luiz Egon Richter. Além dos vereadores, durante a solenidade compuseram a mesa: o prefeito Marcelo Caumo, o diretor do Fórum, juiz Luís Antônio de Abreu Johnson; tenente-coronel Marcelo Maia (representando o coronel Ricardo Hofmann, ausente por questões de saúde) e Luiz Egon Richter.

Proponente da homenagem ao CRPO, o presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB), falou do trabalho competente e eficaz da Brigada Militar no município de Lajeado. Também salientou que mesmo com todas as dificuldades encontradas no dia a dia, é preciso comemorar cada uma das conquistas, como, por exemplo, a formação dos novos profissionais, em que há esperança que alguns soldados permaneçam em Lajeado após o término do curso. “Finalizo, parabenizando toda a corporação, em especial ao CRPO da região, por seus 20 anos de instalação aqui na nossa cidade.”

Em sua fala, o juiz Johnson fez questão de salientar que Lajeado é referência para o Estado do Rio Grande do Sul em Segurança Pública. “O serviço de Segurança Pública de Lajeado envolve a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Pública do município e todos os demais órgãos auxiliares. Lajeado é referência porque todos os atores que vêm aqui trabalhar desempenham suas funções de forma exemplar.”

O prefeito Marcelo Caumo ressaltou que essas homenagens são as melhores formas de reconhecer o trabalho de pessoas e instituições que tanto fazem pela cidade de Lajeado. “É um momento ímpar, em que a cidade consegue retribuir tudo isso, através de um ato singelo, mas carinhoso e que reflete toda a admiração e toda a gratidão por tudo o que vocês fizeram e fazem.”

Os homenageados

Durante a sua fala, o tenente-coronel Maia recordou que o CRPO da região é jovem, pois possui 20 anos e fez questão de relatar algumas conquistas ao longo dos anos. “A transformação para Comando Regional trouxe uma cadeira de coronel da Brigada Militar da região, porque até 1998 nós nos reportávamos a Montenegro. Adquirimos a nossa independência com a cadeira de coronel e isso tem uma importância significativa, porque nós ganhamos uma cadeira junto ao Conselho Superior da Brigada Militar.”

Já Richter agradeceu ao proponente da homenagem, vereador Ildo Salvi (Rede), e fez questão de contar um pouco da sua trajetória de vida, além do seu trabalho como oficial no registro de imóveis de Lajeado, função hoje ocupada por uma de suas filhas. “Cheguei assustado com o novo, mas decidido a fazer minha vida e da minha família aqui”, disse o filho de Santa Rosa. Leia o perfil completo do homenageado no link: https://goo.gl/w17B7S.

Projetos aprovados

Estavam na ordem do dia, os PLs 125 (altera a Lei nº 10.676, de 21 de agosto de 2018, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2019), 127 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de duas áreas de terrenos urbanos à Associação de Moradores do Bairro Conventos) e 131 (autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de dois técnicos de enfermagem).

Também os CMs 049 (denomina de Rua Paulo Cesar Seli a Rua C, localizada no Loteamento Residencial Diamond, bairro Universitário), de autoria dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Ildo Paulo Salvi (Rede), e 051 (denomina de Rua Erni Jacobs a Rua I, localizada no Loteamento Germânia II, Bairro Conventos), de autoria do vereador Ernani Teixeira da Silva (PTB).

Todos os projetos foram aprovados por todos os vereadores, com exceção dos PLs 125, 127 e 131, que não contaram com a presença do vereador Adi Cerutti (PSD). Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 24/10/2018

Créditos: Carolina Gasparotto