Moradores do Jardim do Cedro prestigiaram a sessão desta semana e solicitaram o uso da tribuna livre para falar sobre a mudança da Vila dos Papeleiros (hoje localizada às margens da ERS-130, no Bairro Montanha) para a localidade.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 11, a 45ª sessão ordinária. Na ordem do dia, os PLs 123 (altera o art. 25 da Lei nº 5.840/96, que institui o Código de Posturas), 137 (autoriza o Poder Executivo a permutar imóvel de propriedade do Município de Lajeado por imóvel de propriedade de Rubem Koefender e Sandra Salete Frandoloso Koefender) e 149 (autoriza o Poder Executivo a municipalizar trecho urbano da rodovia ERS-413).

Também os PLs 150 (dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no Município de Lajeado), 151 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de duas áreas de terrenos urbanos à Associação de Moradores do Bairro Olarias) e 152 (abertura de crédito especial à SED).

O PL 123 recebeu pedido de vistas do vereador Adi Cerutti (PSD). O PL 137 foi aprovado por todos os vereadores, sendo que a emenda apresentada na última sessão pelo presidente Eder Spohr (MDB) foi derrubada, após a Comissão de Justiça e Redação da Casa emitir parecer pela ilegalidade e receber apenas os votos contrários de Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Waldir Blau (MDB), Sérgio Rambo (PT) e Sérgio Kniphoff (PT). Antes da sessão, o empresário Léo Katz e o advogado André Jaeger defenderam o projeto. Já o publicitário Matheus Weimer dos Santos distribuiu material impresso sobre o Parque Multiuso.

O PL 149 foi aprovado por todos os vereadores, o mesmo ocorreu com os PLs 151 e 152. Já o PL 150 foi aprovado por unanimidade, mas com quatro emendas modificativas (uma foi retirada). Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Tribuna livre

Após a aprovação dos vereadores, Rosane Senhem e Fabiano Trindade explicaram que não são contra a ideia dos papeleiros residirem na localidade, mas não aprovam a construção de uma empresa de reciclagem na porta de suas casas.

O líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) afirmou que irá intermediar o diálogo entre a Administração Municipal e os moradores do Bairro Jardim do Cedro.

Entenda

Em reunião, realizada no dia 7 de dezembro, foi firmado acordo para a remoção das famílias que habitam a Vila dos Papeleiros. O encontro, na sede do Ministério Público, contou com a presença de representantes da Prefeitura de Lajeado, Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do advogado dos moradores da vila. Os moradores do Bairro Jardim do Cedro não foram informados da decisão e ficaram sabendo da notícia pela imprensa.

Data de publicação: 12/12/2018

Créditos: Carolina Gasparotto