A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 27, a última reunião das Comissões de 2018. A principal pauta foi o PL 157 (dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus no Município de Lajeado/RS). Participaram como convidados, o procurador do município, Natanael dos Santos; o diretor de Captação de Recursos e Projetos Especiais, Isidoro Fornari e o coordenador do Departamento de Agricultura, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Carlos Kayser.

Na ocasião, vários vereadores se mostraram contrários a votar o projeto ao apagar das luzes. “30 dias a mais não vai mudar. Temos que fazer tudo pensando no bem-estar da comunidade”, disse Neca Dalmoro (PDT). “São 65 artigos, sendo 13 revogando leis. Eu não voto em projeto em que alguém me diz como será. Preciso estudar com calma, ler, interpretar e comparar com leis parecidas em outros municípios para então dizer quais são as minhas dúvidas”, acrescentou Carlos Eduardo Ranzi (MDB).

O vereador Sergio Rambo (PT) também defendeu que a Casa precisa de mais tempo para analisar um projeto tão importante quanto o do transporte público e criticou o Executivo por encaminhar a matéria somente no mês de dezembro. “Não vamos votar a toque de caixa. Por uma questão de bom senso o projeto deve ficar para 2019.”

R$ 490 mil para praças

O PL 164 (autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito com a Caixa Econômica Federal para aquisição de motoniveladora e execução de pavimentação asfáltica na Rua Bento Rosa) será reencaminhado à Casa Legislativa em 2019 com um acréscimo no valor, pois a quantia de R$ 490 mil será destinada à manutenção de praças nos bairros de Lajeado.

Outros projetos

Os PLs 162 (altera a Lei nº 10.330, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal de Lajeado) e 168 (cria vagas de agente socioeducativo e monitor de creche e altera o anexo I da Lei nº 10.079, de 30 de março de 2016, que instituiu o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Lajeado).

Além dos PLs 169 (Cria vagas de Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e altera as Tabelas 1 e 2 da Lei nº 8.795, de 26 de dezembro de 2011, que reestrutura o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Lajeado, institui o respectivo quadro de cargos públicos e comissionamentos e dá outras providências) e 170 (Altera a Lei nº 9.729, de 29 de dezembro de 2014, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Instituto de Previdência do Estado – IPE, visando o atendimento médico dos servidores) não foram liberados para votação.

O debate desta quinta-feira foi conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, vereador Ildo Salvi (Rede). Confira todas as matérias na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 28/12/2018

Créditos: Carolina Gasparotto