Além do PL 025, como os CMs 016, 017, 018 e 019 também tratam sobre reajustes salariais, o vereador Ranzi sugeriu que todos os projetos fossem votados juntos. “A presidente pode colocar na ordem do dia ou o líder de Governo poderá pedir acordo na sessão.”

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta terça-feira, dia 12, a oitava reunião das Comissões de 2019. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), conduziu o debate. Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado (SPML), Mara Goergen e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Lajeado (SISPUMUL), Patrícia Rambo foram ouvidas sobre o PL 025 (fixa o valor do Padrão Básico Referencial de Remuneração (PBRR) em R$ 644,07 a partir de 1° de março de 2019).

De acordo com Mara, a luta do Sindicato dos Professores não é só salarial. “Buscamos melhores condições de trabalho e também um RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) mais justo.” Ainda sobre as condições de trabalho, Patrícia alertou que muitas professoras passam por dificuldades para dar conta de todas as tarefas enquanto profissionais da educação infantil de Lajeado. “Sei que alguns vereadores costumam visitar as escolas e oriento que façam essas visitas entre 10h30min/11h para ver como é a rotina dessas professoras, principalmente nos berçários.” Após as falas, o projeto foi liberado para votação.

Além do PL 025, como os CMs 016 (fixa o Valor do Padrão Básico Referencial de Remuneração (PBRR) em R$ 644,07 a partir de 01/03/2019, e dá outras providências), 017 (ficam revisados os valores dos subsídios dos vereadores), 018 (ficam revisados os valores dos subsídios do prefeito municipal e vice-prefeito municipal) e 019 (ficam revisados os valores dos subsídios dos secretários municipais e procurador geral do município) também tratam sobre reajustes salariais, o vereador Ranzi sugeriu que todos os projetos fossem votados juntos. “A presidente pode colocar na ordem do dia ou o líder de Governo poderá pedir acordo na sessão.”

Outros projetos

Os PLs 026 (autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com os municípios da região do Vale do Taquari, objetivando a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24H do Município de Lajeado), 027 (abertura de crédito especial à Secel), 028 (altera dispositivos do Art. 16 da Lei nº 4.233, de 06 de março de 1989, que Institui o Imposto sobre a Transmissão “Inter-vivos”, por ato oneroso, de bens imóveis e de direitos reais a eles relativos e dá outras providências), 029 (abertura de crédito especial à Secel) e 030 (abertura de crédito especial à SED) também foram debatidos.

Destes, apenas o PL 030 foi liberado para votação, os demais ainda serão analisados pelas Comissões, pois algumas informações não ficaram bem claras. Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 12/03/2019

Créditos: Carolina Gasparotto