A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 9, mais uma reunião das Comissões. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) conduziu o debate. A pauta do encontro foi o Plano Diretor Lajeado 2040. Conforme acordado, todas as reuniões das quintas-feiras serão reservadas para a discussão do projeto, que é visto como prioridade na Casa. O estudo do Legislativo será feito a partir dos bairros da cidade.

Desta forma, na reunião de hoje focou nos bairros Santo Antônio, Morro 25, Nações, Conservas e Jardim do Cedro. Participaram como convidados, o secretário de Planejamento, Rafael Zanatta; o engenheiro da Universidade do Vale do Taquari, Robledo Müller; os representantes do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Mobiliária, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para a Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari (Sinduscom-VT), Jairo Luis Valandro e Roberto Jachetti e os representantes da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat-VT), Marta Peixoto, Kátia Berteli, Maria Otília Klein, Karine Kolling, Evelise Ribeiro e Ricardo Mussiló.

Após amplo debate entre os presentes e devido aos inúmeros questionamentos, a representante da Seavat, Marta Peixoto sugeriu que ao invés dos vereadores apresentarem várias emendas e o projeto (PL 036) ficar ainda mais volumoso, pois o original já possui 87 páginas, seria interessante que encerradas as discussões nas quintas-feiras, essas ideias/sugestões se somassem ao conteúdo já encaminhado pelo Executivo. A ideia é chegar a um consenso sobre cada estudo e a partir disso fazer as alterações necessárias no projeto original e, após a realização de todo o estudo e alinhamento de ideias, um novo projeto ser encaminhado ao Legislativo para aprovação.

Após essa definição, os vereadores e os representantes das entidades acordaram que todas as dúvidas referentes a pauta da reunião seguinte serão encaminhadas, antecipadamente, por e-mail. Isso para que as entidades possam participar das reuniões já com as respostas em mãos. A próxima reunião ocorre na quinta-feira, dia 16, quando o estudo será voltado para os bairros Floresta, Moinhos D’Água e São Bento. Após o encerramento do debate de todos os bairros, o grupo irá se reunir novamente para definir as alterações em cada ponto da cidade (quadrante).

Convite
No encerramento da reunião, a 1ª Prenda Adulta do RS, Jéssica Thaís Herrera pediu espaço à presidente Neca Dalmoro (PDT) para convidar os vereadores e todos os presentes para a 49ª Ciranda Cultural de Prendas, que ocorre entre os dias 16 e 18 de maio, com atividades no CTG Tropilha Farrapa, Univates e Clube Tiro e Caça.

Data de publicação: 09/05/2019

Créditos: Carolina Gasparotto