A Mesa Diretora 2020, formada pelo presidente Lorival Silveira (PP), vice-presidente Sergio Kniphoff (PT) e secretário Carlos Eduardo Ranzi (MDB), se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 17, para definir as ações de prevenção ao COVID-19 (coronavírus). A partir de hoje, o acesso do público a qualquer espaço da Casa está restringido, isso vale para Recepção, Secretaria, Plenário, Gabinetes e Comissões, ou seja, não há atendimento presencial e nem cedência do Plenário para eventos. Apenas poderão circular pela Casa Legislativa os vereadores, assessores e a imprensa.

Algumas mudanças também estão previstas para as sessões. Na sessão ordinária de hoje, por exemplo, não haverá expediente, ou seja, nenhum vereador terá os seus sete minutos de pronunciamento. Apenas haverá a leitura, discussão e votação dos projetos. Os vereadores também serão orientados a sentar mais separados (com o espaço de uma cadeira). Desta forma, apenas oito parlamentares ocuparão as cadeiras na Mesa, os demais serão acomodados no Plenário, sendo que quatro estarão na primeira fila; a segunda fila ficará vazia e os outros três vereadores sentarão na terceira fila. As transmissões ao vivo serão mantidas.

Além dessas medidas, o presidente Lorival Silveira também alertou sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal. “Disponibilizamos álcool gel e toalhas de papel para os gabinetes e estamos orientando para que todos mantenham o ambiente de trabalho limpo e também evitem o contato físico, aperto de mão e abraço.” O chimarrão está proibido e o café deve ser consumido preferencialmente em xícara própria ou, em último caso, em copo descartável. Por fim, o presidente comunica que a audiência pública sobre Doação de Órgãos e Tecidos e a Construção da Cultura Doadora prevista para o dia 25 de março está cancelada.

Fonte: https://www.facebook.com/camaralajeado/videos/598941584023269/

Data de publicação: 17/03/2020