A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta terça-feira, dia 19, a terceira reunião das Comissões de 2019. O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, vereador Marquinhos Schefer (MDB), conduziu o debate. Na pauta, estavam os CMs 002 (“estabelece critérios para denominação de vias públicas ou outros próprios municipais”) e 003 (prevê publicação nos sítios eletrônicos dos órgãos da administração direta e indireta, de listagem dos empregados de empresas prestadores de serviços terceirizados); além do veto à Lei nº 10.764.

Entretanto, os vereadores optaram por debater os CMs 001 (denomina de Rua “Adriano Jacó Mallmann” uma via Pública localizada na Cohab no Bairro Moinhos), 003 (prevê publicação nos sítios eletrônicos dos órgãos da administração direta e indireta, de listagem dos empregados de empresas prestadores de serviços terceirizados) e 008 (acrescenta parágrafo único ao artigo primeiro da lei número 7917/07 que “institui a galeria de fotos dos ex-prefeitos”), sendo que os CMs 001 e 008 foram liberados para votação, enquanto que o CM 003 ficou com a vereadora Mariela Portz (PSDB), que deve apresentar uma emenda.

Parecer favorável

O assessor Jurídico da Casa, Gustavo Heinen deu parecer favorável para os PLs 001, 006, 012, 015 e 016. Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Emergência do HBB

Após o debate a respeito dos projetos que estão em tramitação na Casa, os vereadores e assessores conversaram a respeito da porta de emergência do Pronto-Socorro do Hospital Bruno Born (HBB), fechada desde abril de 2018, após um pai atear fogo na recepção do local.

Incansável na luta pela abertura da porta principal e acolhimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Ildo Salvi (Rede) disse que a luta continua e que todos devem e merecem ser tratados de forma igual, ou seja, atendidos pela porta da frente. A presidente Neca Dalmoro (PDT) e o vereador Paulo Tori (PPL) concordaram com o colega.

O líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) defendeu que o Legislativo deveria convidar a direção do HBB para uma reunião na Casa. Já a tucana Mariela Portz concluiu que o hospital deveria ser mais transparente e enviar aos vereadores os registros de gastos mensais.

Data de publicação: 19/02/2019

Créditos: Carolina Gasparotto