A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, mais uma sessão ordinária. Quatro projetos estavam na ordem do dia. O PL 139/18 (regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada “parklet”) recebeu o pedido de vistas do vereador Sergio Rambo (PT) e foi acatado por todos, com exceção de Mariela Portz (PSDB). O PL 033 (inclui ação na Lei nº 10.446/17 (PPA) e na Lei nº 10.676/18 (LDO) e autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) foi aprovado por unanimidade.

Os dois projetos de autoria do vereador Ildo Salvi (Rede) também foram aprovados por unanimidade, são eles: o CM 029 (institui no Município de Lajeado, RS o dia municipal da Fibromialgia, e dá outras providências) e o CM 030 (institui no Município de Lajeado, RS a inclusão das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia, a serem atendidas nas filas prioritárias e a estacionar em vagas regulamentadas para deficientes, e dá outras providências).

Tribuna livre

O taxista Oneide Moraes Camargo usou a tribuna livre para falar sobre um vídeo publicado pela vereadora Mariela Portz que tratava sobre a diferença de valor cobrado por um motorista do aplicativo Uber e um taxista de Lajeado. A postagem repercutiu de forma negativa entre os profissionais e o taxista afirma que a tucana foi infeliz em sua publicação, pois houve perda de clientes desde o fato. “Não temos como competir com o preço cobrado pelo aplicativo, devido aos gastos que temos para manter o táxi em circulação.”

A vereadora rebateu que em nenhum momento teve a intenção de desvalorizar o trabalho dos taxistas e afirmou que é contra o trabalho feito por motoristas que não usam o aplicativo e que esse trabalho é ilegal e precisa, sim, ser fiscalizado.

Todas as sessões são transmitidas ao vivo em nossa página no Facebook “Câmara Municipal de Lajeado”. Para assistir o pronunciamento do taxista e as falas dos vereadores na íntegra, acesse: https://bit.ly/2Wy7nRd. A próxima sessão ocorre no dia 14 de maio. A presidente Neca Dalmoro (PDT) colocou na ordem do dia o CM 014 (proibição de venda de canudos e copos plásticos) e o PL 157/18 (transporte público de Lajeado).

Data de publicação: 08/05/2019

Créditos: Carolina Gasparotto