A reabertura dos Postos de Saúde nos bairros Conservas e Morro 25 voltou à pauta. Os vereadores cobram agilidade do governo municipal.

A 16ª Sessão Plenária virtual, realizada na terça-feira (19/4), aprovou dois Projetos de Lei do Executivo: 011/2020 (Dispõe sobre o sistema municipal de cultura de Lajeado – SMC, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, interrelações entre seus componentes, recursos humanos, financiamentos e dá outras providências) e 048/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar de R$ 15 mil para a Saúde), ambos por unanimidade.

Também foi aprovado parecer jurídico de ilegalidade, da Comissão de Justiça e Redação, do Projeto de Lei CM 019/2020 (Altera dispositivos na Lei Municipal no 8.739 de 2 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento do poder legislativo, cria o quadro de cargos, cargos em comissão e comissionamentos, estabelece o plano de carreira e pagamento, e dá outras providências).

O momento destinado para manifestação dos vereadores, logo no início da sessão plenária, foi utilizado para debate sobre temas importantes para a comunidade. Dentre outros, destaca-se o pedido de urgência na reabertura das unidades básicas de saúde (UBS), dos bairros Conventos e Morro 25, devido à importância do atendimento às comunidades, já que a previsão da municipalidade é de reabertura somente quando a pandemia registrar menor gravidade.

A necessidade de aumentar a frota de ônibus coletivo disponível para os usuários, entrou no debate. A redução nos horários, e redução da frota, segundo os vereadores, têm prejudicado a comunidade, que se vê obrigada a entrar em ônibus lotados, o que aumenta o risco de contaminação por corona vírus. Também foi levantada a questão da demora no início das atividades da nova empresa, que venceu a licitação do transporte público.

Outra situação preocupante, levantada pelos vereadores, foi a continuidade dos serviços prestados pela Stacione, mesmo em tempos de pandemia. Eles apontam risco maior de contágio aos funcionários e seus familiares, bem como às pessoas que utilizam os serviços de cobrança de estacionamento.

Também foi lembrada a importância de sensibilizar a comunidade a seguir com doações de sangue, a fim de que o estoque do Banco de Sangue siga em condições de atender às demandas do HBB, nesse período, especialmente.

O Presidente Lorival Silveira (PP) convocou a próxima sessão ordinária para a próxima terça-feira (26/05), a partir das 17h. A sessão virtual poderá ser acompanhada, ao vivo, na página da Câmara Municipal de Lajeado, no Facebook. No site www.lajeado.rs.leg.br encontram-se todas as matérias que tramitam na Casa Legislativa, bem como informações e contatos dos vereadores, entre outros.

Data de publicação: 20/05/2020

Créditos: Aline Schmidt