A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta terça-feira, dia 23, mais uma Reunião das Comissões. O líder de Governo e agora relator da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Mozart Lopes (PP) conduziu o debate. Cinco projetos estavam na pauta, sendo que apenas o PL 037 (autoriza o retorno às atividades da servidora emergencial gestante Cândida Rodrigues Mineiro) foi liberado e deve ser votado por acordo de lideranças na sessão de hoje.

Como a empresa Costel não havia solicitado espaço para falar durante a reunião, Lopes perguntou aos colegas se os proprietários Sheila e Gilberto Jardim poderiam se manifestar. Após a aprovação de todos os vereadores, os empresários puderam contrapor as acusações feitas durante a sessão da última terça-feira, dia 16, quando foi mencionado que 40% da cidade de Lajeado vivia no escuro devido a falta de lâmpadas nas vias públicas.

“É preciso medir bem o que se fala, porque não é verdade que os pontos de iluminação são feitos em um dia e no outro não funcionam”, afirmou Gilberto. Ele, que é um dos proprietários da empresa, afirmou que a Costel venceu a licitação para consertar 6 mil pontos, em um total de 6 mil horas de trabalho por parte dos eletricistas.

Gilberto explica que não pode sair pela cidade consertando tudo o que precisa de manutenção. “Precisamos de uma solicitação da Secretaria de Obras para executar o conserto. Acontece, muitas vezes, de fazermos o trabalho em um poste e na mesma hora algum morador solicitar o serviço em outro. Mas, infelizmente, nosso serviço só pode ser feito quando a solicitação parte da Prefeitura”, informou.

Outra situação relatada pelo empresário é a falta de material para que o trabalho possa ser feito. “É fácil a imprensa colocar uma manchete de capa que não é verdadeira e não procurar saber o que realmente está acontecendo. Não queremos mídia, mas não queremos ver mentiras a respeito da nossa empresa”, concluiu. “Nossos funcionários receberam ameaças depois que saiu aquela matéria de capa. Temos contratos em toda a região e isso prejudicou muito o nosso trabalho”, acrescentou Sheila.

O vereador Nilson do Arte (PT), que é morador do Bairro Santo Antônio, aproveitou a oportunidade para fazer um desabafo. “Temos uma situação no bairro em que precisamos de conserto em mais de 30 pontos de iluminação pública e esses dias vieram consertar apenas dez lâmpadas. Então, nós ficamos sem saber o que dizer para os moradores que continuam no escuro. Inclusive uma área que está sem iluminação é na rua da Slan.”

A presidente Neca Dalmoro (PDT) agradeceu a presença dos representantes da empresa e orientou que os empresários procurassem pela imprensa para explicar a situação. “Que bom que vocês vieram aqui hoje esclarecer os fatos e mostrar o que está acontecendo”, concluiu.

Demais projetos

O PL 038 (autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, para implantação da Unidade Básica de Saúde Universidade) permanece com as Comissões para que os vereadores possam buscar mais informações a respeito do projeto.

Os CMs 031 (dispõe sobre serviços de terraplanagem, aterramento e colocação de materiais para empresas da cidade de Lajeado) e 032 (concede remissão de 100% no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU para os imóveis declarados com áreas de viela pluvial ou viela sanitária) serão analisados pelo assessor Jurídico da Casa, Gustavo Heinen.

Já o CM 033 (altera dispositivos da Lei n° 6720 de 12 de dezembro de 2001) receberá alguns ajustes na redação do projeto, um pedido que partiu do próprio proponente Sergio Rambo (PT).

Data de publicação: 23/04/2019

Créditos: Carolina Gasparotto