A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 17, a sétima sessão ordinária de 2020. Atendendo as recomendações repassadas pela Mesa Diretora, não houve expediente, ou seja, nenhum vereador usou os seus sete minutos de pronunciamento. Apenas houve a leitura, discussão e votação dos projetos. Todos foram orientados a sentar mais separados (com o espaço de uma cadeira). Desta forma, apenas oito parlamentares ocuparam as cadeiras na Mesa, os demais foram acomodados no Plenário, sendo que quatro estavam na primeira fila; a segunda fila ficou vazia e os outros três vereadores sentaram na terceira fila.

Cinco projetos estavam na ordem do dia. Sendo que três matérias foram aprovadas por unanimidade, um recebeu pedido de vistas e o PL 010 (cria gratificação aos membros eleitos para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) foi rejeitado com os seguintes votos: Neca Dalmoro (PDT), Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Eder Spohr (MDB), Waldir Blau (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Paulo Tóri (PPL), Sergio Kniphoff (PT) e Anthony Rempel (PT).

Os PLs 003 (autoriza o Poder Executivo Municipal a receber, na forma de dação em pagamento, um imóvel de Oswaldo Feier Filho e outros), 013 (autoriza a abertura de Crédito Suplementar - HBB) e 017 (autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo à empresa Sorvebom Industrial Ltda) foram aprovados por unanimidade. Já o PL 019 (autoriza a cobrança de contribuição de melhoria em decorrência de execução de melhorias em rua projetada) recebeu pedido de vistas do vereador Ranzi.

Tribuna livre

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) não usou a tribuna livre nesta terça-feira, dia 17, pois a direção do Conselho determinou que todas as atividades externas, com público, estão suspensas por conta das medidas de prevenção ao coronavírus.

Próxima sessão

O presidente Lorival Silveira (PP) convocou a próxima sessão ordinária para o dia 24 de março. Na ordem do dia estarão os PLs 143/19, 019/20 e PLC 001. Há possibilidade do encontro não ser presencial e sim por videoconferência, mas a Mesa Diretora ainda irá se reunir para debater o assunto, pois as sessões já estão ocorrendo sem a presença do público e tal medida, por enquanto, é suficiente na opinião do presidente.

Data de publicação: 18/03/2020

Créditos: Carolina Gasparotto