A Câmara de Vereadores realizou, na tarde desta terça-feira, dia 11, reunião com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Lajeado, Vigilância Sanitária e promotor Sérgio Diefenbach. A conversa foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB). Na pauta, o retorno da fiscalização e trabalho de combate à fabricação de produtos alimentícios de forma clandestina, ou seja, feita por pessoas que não estão cadastradas no SIM e, portanto, não respeitam o que prevê a legislação sanitária do Estado.

De acordo com a coordenadora do SIM Lajeado, Bruna Salles, existem mais pessoas na ilegalidade do que na legalidade. “Somos, constantemente, cobrados pelos produtores que estão regularizados. É uma concorrência desleal.” Na opinião da coordenadora, é preciso combater a clandestinidade o mais breve possível. “Queremos deixar claro que não é nenhuma caça às bruxas, mas um trabalho que precisa ser feito.” Ela conclui que a equipe está à disposição dos produtores que têm dúvidas se trabalham dentro das normas. “Precisamos ser justos com quem trabalha dentro da legalidade.”

A fiscal sanitária da Vigilância Sanitária de Lajeado, Paula Kern, apresentou aos vereadores e assessores o que prevê as novas legislações sanitárias estaduais sobre açougues e fiambrerias e ressaltou a importância do trabalho de conscientização feita pelos agentes políticos. “A classificação dos estabelecimentos é baseada na estrutura mínima exigida e nas atividades desenvolvidas, sendo assim, são divididos em Açougue Tipo I, Açougue Tipo II, Fiambreria Tipo I e Fiambreria Tipo II.”

Na opinião do promotor Sérgio Diefenbach, a produção clandestina é um caso sério, pois adoece pessoas e, às vezes, mata pessoas. “Nosso País precisa andar para o caminho da organização. Não podemos deixar que siga pela desorganização a modo Paraguai.” O promotor garante que é preciso educar para as ações corretas. “Somos um País com leis, em que tentamos manter a ordem.”

Lajeado sem Susaf

A coordenadora do SIM explica que o trabalho de fiscalização e combate à clandestinidade é um dos requisitos a ser colocado em prática para que Lajeado volte a ser cadastrado no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), pois desta forma será possível comercializar produtos de origem animal para fora do município. “Devido a falhas no serviço, o SIM Lajeado perdeu a habilitação para fornecer essa certificação.”

Data de publicação: 12/09/2018

Créditos: Carolina Gasparotto