O principal assunto da sessão de ontem foi a confirmação de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar adulterações feitas em infrações de trânsito pelo então coordenador do Departamento de Trânsito, Carlos Kayser.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 20, mais uma sessão ordinária. Sete projetos estavam na ordem do dia. O primeiro a ser aprovado foi o PL 074 (cria o Pacto Lajeado Pela Paz). As outras cinco matérias, que eram denominações de ruas, também receberam todos os votos favoráveis. Enquanto que o CM 038 (dispõe sobre o exercício de garantias constitucionais no ambiente escolar da rede municipal de ensino), de autoria do petista Sérgio Luiz Kniphoff, recebeu pedido de vistas do colega Waldir Blau (MDB).

Mas, o principal assunto da noite, foi a confirmação de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar adulterações feitas em infrações de trânsito pelo então coordenador do Departamento de Trânsito, Carlos Kayser. O requerimento foi assinado por oito vereadores – conforme o regimento interno seria necessário o documento ter a assinatura de pelo menos cinco vereadores - e protocolado na segunda-feira, dia 19.

O requerimento foi assinado pelos emedebistas Carlos Eduardo Ranzi, Marquinhos Schefer, Eder Spohr e Blau; pela presidente Neca Dalmoro (PDT); por Paulo Tóri (PPL) e pelos petistas, Sérgio Rambo e Sérgio Kniphopff. Durante a sessão, a tucana Mariela Portz fez questão de também assinar o documento. Agora, os líderes de bancada terão o prazo de dois dias para indicar os colegas que irão integrar a CPI (a Comissão deve ser formada por um presidente, um relator e um secretário). Na sessão da próxima terça-feira, dia 27, serão divulgados os nomes. Caso não haja acordo, a escolha será feita por votação.

Ruas aprovadas

PL 047– Denomina de Rua Dr. Esperon a Rua E, localizada no Residencial Largo dos Conventos, no Bairro Conventos – do vereador Sérgio Luiz Kniphoff (PT).

PL 059 – Denomina de Rua Antônia da Silva Machado a Rua Sem Nome, Localizada no Bairro Morro 25 – do vereador Paulo Adriano da Silva (PPL).

PL 063 – Denomina de Rua Ilvo Pfluck uma Rua Localizada no Loteamento Residencial Ibiza no Bairro Conventos – do vereador Sérgio Miguel Rambo (PT).

PL 064 – Denomina de Rua “Adelar Jacob Rockenbach” a rua “F/J” do Loteamento Residencial Ibiza/ Germânia II, e suas projeções, localizada no bairro Conventos – do vereador Mozart Pereira Lopes (PP).

PL 065 – Denomina Rua Eugenio Nicolau Arthus, as ruas D e F, do Loteamento Residencial Ibiza e Germania II, do bairro Conventos – do vereador Adi Cerutti (PSD).

Tribuna livre

O casal Silvino e Maria Huppes, da Pastoral Familiar da Paróquia São Cristóvão, fizeram o uso da tribuna livre na sessão desta terça-feira. Na ocasião, falaram sobre a Semana Nacional da Família.

Próxima sessão

A presidente Neca Dalmoro convocou a próxima sessão para o dia 27 de agosto. Na ordem do dia estarão os PLs 080 e 081.

Data de publicação: 21/08/2019

Créditos: Carolina Gasparotto