Emenda assinada por quase todos os vereadores propõe que a porta do Pronto-Socorro do Hospital Bruno Born (HBB) seja reaberta e que os pacientes possam ser recebidos e orientados sobre o local em que serão atendidos.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 23, mais uma sessão ordinária. Cinco projetos estavam na ordem do dia. Os PLs 057 (altera a Lei nº 5.885, de 16 de abril de 1997, que institui o Fundo Municipal de Saúde), 058 (altera o Art. 3º da Lei nº 5.973, de 10 de setembro de 1997, que cria o Fundo Municipal de Assistência Social) e 059 (altera o Art.16 da Lei nº 8.276, de 24 de dezembro de 2009, que dispõe sobre a Política de Habitação no Município e altera legislação municipal que cria o Conselho Municipal de Habitação – CMH e o Fundo Municipal de Habitação – FMH) foram votados em bloco e aprovados por unanimidade.

Já o PL 061 (autoriza o Município a firmar Convênio, em âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, com a Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado - Hospital Bruno Born e dá outras providências) foi aprovado com duas emendas modificativas, uma apresentada pelo próprio Executivo e outra pelo vereador Ildo Salvi (Rede) e assinada pelos colegas Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Waldir Blau (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Adi Cerutti (PSD), Sérgio Rambo (PT), Neca Dalmoro (PDT), Eder Spohr (MDB), Paulo Tori (PPL), Nilson Do Arte (PT) e Ernani Teixeira (PTB).

A emenda dos vereadores propõe que a porta do Pronto-Socorro do Hospital Bruno Born (HBB) seja reaberta e que todos os pacientes possam ser recebidos e orientados sobre o local em que serão atendidos, sendo que no HBB serão mantidos exclusivamente os casos de urgência e emergência e os demais encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ideia é humanizar o atendimento e oferecer o mesmo serviço aos que possuem plano de saúde e aos que são atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O último projeto em votação foi o PL 062 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de uma área de terreno urbana ao Jeep Clube Lajeado), que foi aprovado por unanimidade.

Tribuna livre

O Ceat/Bira solicitou o uso da tribuna livre. Na ocasião, Clairton Wachholz, o Xis, falou sobre a abrangência social e o rendimento nas competições disputadas pelas 650 crianças e adolescentes integrantes dos grupos de basquetebol e voleibol em dez núcleos e no centro de treinamento para as categorias de competição.

Próxima sessão

A presidente Neca convocou a próxima sessão ordinária para o dia 30 de julho. 16 projetos estarão na ordem do dia, são eles: PLs 046, 054, 060, 067, 068, 069, 070, 071 e os CMs 021, 022, 032, 036, 049, 051, 052 e 054. Para saber do que trata cada projeto, confira em: https://bit.ly/2IklN45.

No mesmo dia, o presidente do Movimento Direita dos Vales (MDV), Felipe Milani fará o uso da tribuna livre.

Data de publicação: 24/07/2019

Créditos: Carolina Gasparotto

Créditos das Fotos: Carolina Gasparotto

Compartilhe!