Visita foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 7, e contou com a presença de Paulo Tori (PPL), Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), Mozart Lopes (PP), Antônio Marcos Schefer (PMDB) e Ildo Salvi (Rede)

Um grupo de vereadores visitou, na manhã desta quarta-feira, dia 7, a área onde deverá ser feita a ampliação do aterro sanitário do município, caso o projeto de lei para compra da área seja aprovado. Estiveram presentes: Paulo Tori (PPL), Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), Mozart Lopes (PP), Antônio Marcos Schefer (PMDB), Ildo Salvi (Rede) e representantes dos demais parlamentares.  A visita foi guiada pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), Luís A. Benoitt; coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais, Ítalo Reali; funcionários da Sema e pelo diretor executivo do aterro sanitário, Jorge Luiz de Freitas, o “Taxa”.

Conforme o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais, Ítalo Reali, a área possui 2,7 hectares e o início do lote está localizado na frente da entrada do aterro sanitário. “É um retângulo, que começa na frente do portão de acesso ao aterro e segue até a lagoa de tratamento de chorume”, explica. Na visão de Reali, o benefício da proximidade das áreas estaria no aproveitamento da estrutura já existente. “Tudo o que se tem hoje seria aproveitado.”

Durante a visita, o titular da Sema, Luís A. Benoitt explicou ao grupo o trabalho de tratamento do chorume do aterro sanitário. “Já contabilizamos 8 mil litros de água tratada que vai diretamente para o Arroio Saraquá.” O trabalho é realizado desde outubro de 2017 pela empresa M2K Tecnologia Ambiental Ltda.

De acordo com o vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), o assunto não é novo, pois já foi debatido no ano passado. “Será um investimento feito pelo Município e cabe a nós vereadores visitarmos o local para ver o que é possível fazer.“ Ranzi afirma que o trabalho da Secretaria deve ser focado na redução do envio de materiais para o aterro. “A compra dessa área faz parte do planejamento futuro.”

Saiba mais

A necessidade de ampliação da área do aterro sanitário levou o município a iniciar a negociação com o proprietário da área de terras vizinha ao lixão. O valor total do investimento é de R$ 500 mil, sendo que após a realização de um estudo feito por parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o valor foi aprovado e está disponível no fundo. Desta forma, após a aprovação do Legislativo, será possível continuar o trabalho de recolhimento de 50 toneladas de materiais por dia.

Data de publicação: 07/03/2018

Créditos: Carolina Gasparotto