O projeto foi arquivado, após o pedido feito pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT). Os vereadores Ildo Salvi (Rede) e Marcos Schefer (MDB) votaram contra, enquanto que o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) se absteve.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 22, a 16ª sessão ordinária de 2018. Apenas o PL 044 (autoriza o município a firmar convênio com a Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado – Hospital Bruno Born para serviços complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde) estava na ordem do dia.

O projeto foi arquivado, após o pedido feito pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT). Os vereadores Ildo Salvi (Rede) e Marcos Schefer (MDB) votaram contra, enquanto que o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) se absteve; os demais vereadores votaram pelo arquivamento. Um projeto substitutivo havia sido apresentado pelo vereador Salvi, além de uma emenda assinada pelos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Waldir Blau (MDB) e presidente Eder Spohr (MDB).

A decisão foi tomada após o vereador Kniphoff lembrar os colegas que a direção do HBB não tem interesse na aprovação do projeto e que inclusive já havia mandado ofício para o Legislativo e, anteriormente, para o Executivo, solicitando a retirada do projeto da Casa.

Salvi reconhece a vitória do hospital, mas afirma que irá procurar o Ministério Público, pois continua tendo a mesma opinião a respeito da porta principal do Pronto-Socorro estar fechada desde o incidente ocorrido no dia 1º de abril, quando um pai ateou fogo na recepção do local. “A porta tem que estar aberta à comunidade e não vou mudar minha opinião.”

Com o arquivamento do projeto, o hospital continua a contar com o repasse atual de R$ 440 mil. O convênio segue até março de 2019. O projeto arquivado previa um repasse no valor de R$ 512 mil e, entre outras exigências, que a comunidade pudesse voltar a ser atendida pela porta da frente do Pronto-Socorro. Desde o incidente, o HBB atende apenas casos de emergência e urgência (pela porta lateral), os demais são orientados a buscar atendimento na UPA.

Tribuna livre

Após a sessão ordinária, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) fez o uso da tribuna livre. Na ocasião, a diretora Justina Inês Faccini Lied falou sobre a passagem dos 80 anos de fundação da entidade e da sua história ao longo desse período de trabalho em benefício dos 35 mil professores em atividade. O aniversário ocorreu no dia 21 de maio, mas as atividades alusivas à data festiva serão desenvolvidas durante todo o ano.

Data de publicação: 23/05/2018

Créditos: Carolina Gasparotto