A sessão plenária de número 34, envolveu os vereadores na aprovação de cinco projetos de lei, sendo o principal, a aprovação da LDO 2021. Houve polêmica quanto ao veto do prefeito ao PL CM 025/2020, que acabou sendo rejeitado por 11 parlamentares.

A 34ª Sessão Plenária, realizada na terça-feira (22/9), aprovou todos os Projetos de Lei da Ordem do Dia: PL 083/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar), PL 084/2020 (Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2021), PL 089/2020 ( Autoriza a abertura de Crédito Suplementar), PL 090/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar) e PL 091/2020 (Autoriza a abertura de Crédito Suplementar). O Veto ao PL CM 025/2020 (Dispõe sobre a matrícula de alunos na Rede Municipal de Educação via internet) foi rejeitado por 11 votos, e aprovado por 3. Os vereadores rechaçaram a forma como o veto do Executivo foi apresentado, alegando desrespeito aos edis, e ao Poder Legislativo, que apresentou solução para um problema urgente na área da Educação: a implementação das matrículas de forma online, para evitar aglomerações e facilitar para os pais que não têm como se deslocar até a Secretaria Municipal da Educação. 

Ainda sem a presença do público, para evitar aglomerações, a Câmara Municipal de Lajeado realizou a quarta sessão plenária de setembro, respeitando todas as orientações de proteção contra a Covid-19: uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel 70°.

Logo no início da sessão, houve a solenidade de posse do suplente Juliano Batista Pelegrini (PSDB), em função do pedido de licença para tratamento de interesse particular, por 15 dias, da vereadora Mariela Portz (PSDB), através de ofício encaminhado à Casa Legislativa. O suplente direto da vereadora, Nestor Dessoy (PSDB), alegou motivos pessoais ao declinar da vaga na Casa Legislativa. 

Depois de o secretário da Mesa Diretora, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), fazer a leitura do Boletim da 34ª Sessão Plenária, os vereadores iniciaram as manifestações.

O presidente Lorival Silveira (PP) convocou a 35ª Sessão Plenária para a próxima terça-feira (29/9), às 17h. Segue o formato presencial, restrito a vereadores, assessores e meios de comunicação, em função da pandemia de Covid-19. A Reunião das Comissões, será no mesmo dia, a partir das 8h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 25/09/2020

Créditos: Aline Schmidt

Créditos das Fotos: Aline Schmidt

Compartilhe!