Cinco projetos entraram em votação: PL 003, PL 029, PL 030, PL 032 ePL 033.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 20, a sétima sessão ordinária de 2018. Cinco projetos entraram em votação: PL 003 (institui o programa de parceria público-privada e concessões do município de Lajeado), PL 029 (abertura de crédito especial para manutenção em escolas e merenda escolar), PL 030 (abertura de crédito suplementar para a Procuradoria-geral), 032 (inclusão de eventos no calendário de eventos) e 033 (abertura de crédito especial para a compra de mobiliário para escolas de ensino fundamental).

O PL 003 recebeu o pedido de vistas do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), sendo assim a proposta deve retornar para a ordem do dia no prazo de duas sessões. Já os PLs 032 e 033 foram aprovados, mas com alterações a serem feitas; os PLs 029 e 030 foram aprovados sem necessidade de correções. Confira todas as informações sobre cada projeto em: https://goo.gl/adaxax.

Denúncias

O ponto alto da noite foram as denúncias feitas pelos vereadores Paulo Tori (PPL) e Mariela Portz (PSDB). Tori exibiu um vídeo, em que mostrou a precariedade no atendimento feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) na noite do último domingo, dia 18. Na ocasião, vários pacientes aguardavam por atendimento, sendo que um deles estava sentado no chão, implorando por ajuda, pois sentia dor; mais em frente, uma criança no colo da mãe com 40 graus de febre.

“Chego a me arrepiar com a injustiça que estão fazendo com essas pessoas, contribuintes de Lajeado e região que na UPA e não sabem se felizmente ou infelizmente voltam ou não com vida para casa”, disse Tori durante o seu pronunciamento.

Já a denúncia feita pela vereadora Mariel a Portz foi referente a intermediação de um representante de escritório de advocacia para acabar com a espera por vaga em uma Escola de Educação Infantil. Ela relatou ter recebido uma mensagem pelo Whats de uma mãe em desespero. "Ela me pediu ajuda, dizendo que era uma das mães que aguardava na fila e que a vaga estaria garantida mediante o pagamento de R$ 1 mil.”

Em fevereiro de 2018, a mãe conseguiu a vaga quando a Secretaria de Educação ampliou o número de vagas. O impasse é que agora o representante do escritório exige o pagamento, pois afirma ser o responsável pela conquista da vaga."Ela pede ajuda por não saber o que fazer. Inclusive diz que não se nega a pagar (ela parcelou em dez vezes), mas quer que seja justo."

Confira todos os pronunciamentos no YouTube pelo link: https://goo.gl/5wjJRN.

Tribo de Rua

Antes do início da sessão ordinária, os vereadores realizaram uma reunião com membros do grupo Tribo de Rua. Na ocasião, o presidente Jorge Ronaldo dos Santos falou sobre as ações e atividades desenvolvidas pelos integrantes nas escolas e pediu o apoio do Legislativo. Os vereadores Neca Dalmoro (PDT) e Ildo Salvi (Rede) se comprometeram a ajudar o grupo, já que integram a Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social da Casa.

Data de publicação: 21/03/2018

Créditos: Carolina Gasparotto