A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 25, mais uma Reunião das Comissões. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), conduziu o debate. Participaram como convidados, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, o Medonho; o coordenador da Seosp, Cassiano Jung; a coordenadora do Departamento de Compras, Eliana Heberle e o procurador-geral do Município, Natanael dos Santos. Na pauta, os problemas na iluminação pública de Lajeado.

De acordo com o secretário da Seosp, o Município passa, sim, por problemas na iluminação pública devido à falta de material. Isso ocorre porque a empresa vencedora da licitação forneceu materiais de má qualidade e o Executivo optou por não aceitá-los. Um contrato emergencial já está em andamento, mas peças como, por exemplo, reatores, estão em falta no almoxarifado do Parque de Máquinas. “Sobre a empresa Costel não temos nenhuma queixa. Sempre que precisamos dos serviços deles, eles prontamente nos atendem, inclusive em fins de semana.”

Com isso, o vereador Ranzi concluiu que o problema da falta de iluminação pública em vários pontos da cidade não tem nada a ver com a prestação de serviços pela empresa terceirizada e, sim, com a falta de materiais disponibilizados e que deveriam ser entregues pela Prefeitura à empresa Costel. “Exatamente o que os representantes da empresa nos relataram aqui, durante a reunião de terça-feira, que o problema estava na falta de material ou entrega de material de má qualidade.”

Representando o vereador Paulo Tori (PPL), o assessor Jean Tasca relatou que contou o número de lâmpadas queimadas ao longo de duas importantes avenidas da cidade. “Na Avenida Alberto Müller são 26 pontos sem luz e na Beira Rio são 13”, afirmou.

Em seguida, Ranzi perguntou se há uma previsão para que a iluminação seja consertada. “É difícil dar uma previsão concreta. Hoje, pela manhã, o Cassiano ligou novamente para o fornecedor, mas ainda não temos como prever. Mas, acredito que após a entrega do material em duas semanas estaremos com boa parte das situações resolvidas”, explicou o secretário.

Por fim, o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) sugeriu que o Executivo faça a solicitação de um laudo da estabilidade da rede elétrica da cidade para as empresas Certel Energia e RGE.

Projetos

Além da iluminação pública, também estava na pauta da reunião de hoje, os CMs 034 (veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal n° 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), no âmbito do Poder Legislativo da cidade de Lajeado) e 035 (veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal n° 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), no âmbito do Poder Executivo da cidade de Lajeado), que serão analisados pelo Jurídico da Casa.

Também o PL 157/18 (transporte público), que aguarda documentos e permanece com as Comissões e projeto de revisão da Lei Orgânica, que deve receber alguns ajustes na redação do anteprojeto apresentado pela Comissão de Revisão da Lei Orgânica antes da matéria dar entrada na Casa e ser liberada para votação.

Plano Diretor

Ficou acordado durante a reunião de hoje que a principal pauta a ser debatida durante as reuniões das Comissões de todas as quintas-feiras será o Plano Diretor Lajeado 2040. Sendo assim, o PL 036 que está em tramitação na Casa será prioridade.

Data de publicação: 25/04/2019

Créditos: Carolina Gasparotto