Os vereadores Paulo Tóri (PPL), Waldir Blau (MDB) e Mozart Lopes (PP) integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar e averiguar possíveis irregularidades e inconsistências no processamento dos Autos de Infração de Trânsito, junto ao Poder Executivo de Lajeado. A primeira reunião do grupo foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29, na Sala da Presidência Selvino Dalmoro. Na oportunidade, os membros definiram a função de cada um. Tori ficou como presidente, Lopes como secretário e Blau como relator.

Durante a primeira reunião, que foi presidida por Blau por ele ser o vereador mais velho entre os três, além da escolha das funções, o grupo de trabalho definiu que o nome a ser utilizado nesta investigação será “CPI das Multas”. Ainda durante o encontro, ficou acordado que ofícios serão encaminhados ao Executivo e ao Judiciário para solicitar cópia do processo e da sindicância. Com o documento em mãos, a próxima reunião será agendada. A partir daí, o debate passará a ocorrer no Plenário para que possa ser gravado pela Assessoria de Imprensa da Casa. O assessor Jurídico do Legislativo, Gustavo Heinen participou do momento.

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 120 dias a contar do dia 20 de agosto, podendo ser prorrogada mediante requerimento justificado. Ao fim da apuração, o trabalho resultará no arquivamento ou no reconhecimento da fraude. No caso de existir irregularidade, a informação será encaminhada ao Ministério Público (MP).

A escolha

Os líderes de partido tiveram dois dias úteis para apontar nomes. Blau foi indicado pelo líder de bancada Eder Sphor (MDB), Lopes fez a própria indicação e ainda foi apontado pela colega Mariela Portz (PSBD) e Tóri indicou a si mesmo.

Data de publicação: 29/08/2019

Créditos: Carolina Gasparotto