Em seu primeiro pronunciamento, o presidente Lorival Silveira (PP) explicou aos colegas que irá seguir o que prevê o regimento interno da Casa e destacou que os parlamentares só poderão falar sobre os assuntos encaminhados (via requerimento) à Secretaria.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 4, a primeira sessão ordinária de 2020. Em seu primeiro pronunciamento, o presidente Lorival Silveira (PP) explicou aos colegas que irá seguir o que prevê o regimento interno da Casa e destacou que os parlamentares só poderão falar sobre os assuntos encaminhados (via requerimento) à Secretaria e colocados no expediente do dia.

No momento de sua fala, o vereador Paulo Tori (PPL) tentou descumprir o pedido de Lorival, momento em que o presidente suspendeu a sessão por 20 minutos. Após o retorno dos trabalhos e algumas reclamações dos parlamentares, o progressista afirmou que o regimento interno está à disposição de todos há muitos anos e que ele deveria ser lido a fim de evitar futuros transtornos.

Ainda durante a sessão, o presidente sugeriu o nome do colega Waldir Gisch (PP) para ocupar o lugar do suplente Mozart Lopes na função de relator da Comissão de Finanças e Orçamento, sugeriu que a Câmara preste uma homenagem ao padre Antônio Puhl (pároco da Igreja Matriz Santo Inácio durante 22 anos) e também que todos os anúncios oficiais da Casa Legislativa sejam identificados com uma frase sobre a importância da doação de órgãos. Todos os vereadores foram favoráveis aos pedidos.

Nenhum projeto foi votado e os projetos do Executivo não foram desarquivados. O presidente convocou a próxima sessão ordinária para o dia 11 de fevereiro.

Suplentes

Os suplentes Djalmo da Rosa (MDB), o Deja, e Élio José Lenhart (PT), o Élio do Posto, assumiram por duas semanas as cadeiras de Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Sergio Rambo (PT), respectivamente. Ranzi, que é o secretário da Mesa Diretora 2020, se tornou pai recentemente e ficará afastado da Casa durante 15 dias. Já Rambo está afastado por atestado médico e deve retornar em 30 dias. Entretanto, outro suplente deve assumir os outros 15 dias no lugar de Élio Posto.

Data de publicação: 05/02/2020

Créditos: Carolina Gasparotto