Na ocasião, o procurador geral do município, Natanael dos Santos e o coordenador do Departamento de Agricultura, da Sedetag, Carlos Kayser debateram com os vereadores o PL 157/2018.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 14, a nona reunião das Comissões de 2019. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), conduziu o debate. Na ocasião, o procurador-geral do município, Natanael dos Santos e o coordenador do Departamento de Agricultura, da Secretaria municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Carlos Kayser debateram com os vereadores o PL 157/2018 (dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus no Município de Lajeado/RS).

Na opinião do vereador Waldir Blau (MDB) é imprescindível investir em transporte público com ar-condicionado. “Atualmente, tem alguns ônibus andando por aí que são verdadeiras sucatas. É preciso, sim, analisar o lado da empresa, que precisa se manter e ganhar, mas o usuário tem que estar confortável em seu deslocamento para querer utilizar o transporte.”

Já o petista Sérgio Kniphoff diz que enquanto alguns ajustes não forem feitos no projeto apresentado pelo Executivo e que está em tramitação na Casa, ele votará contra. “Vou votar contra qualquer projeto que venha sem climatização. Precisamos melhorar as condições do transporte público. Também é preciso investir em conforto como um todo, além de oferecer mais opções de horários.”

Na visão da presidente Neca Dalmoro (PDT), como a licitação terá validade de 20 anos, é preciso pensar no hoje, mas também no amanhã. “Penso que quando oferecemos mais conforto aos usuários, eles não vão se importar em pagar um pouco mais para ter qualidade no serviço.” Neca conclui que as linhas poderiam ser oferecidas em mais horários, passando por escolas, postos de saúde e por outros lugares de grande circulação.

Valores e melhorias

Conforme o procurador-geral de Lajeado, após a licitação o valor da passagem de ônibus ficaria em R$ 3,50, mas com a climatização o preço poderia sofrer um acréscimo de 15 a 20 centavos. Atualmente, o transporte custa R$ 3,90 e há possibilidade de subir para R$ 4,30 se houver o aval do prefeito ao pedido de reajuste. “Percebemos que mesmo com o investimento em transporte com ar-condicionado, o valor seria menor que o cobrado nos dias de hoje”, apontam os vereadores.

Paulo Tori (PPL) afirma que o conforto também deve ser pensado antes do embarque. “É preciso oferecer um terminal descente. As paradas de ônibus são a maior reclamação dos usuários.” Por fim, o assessor de Tori, Jean Tasca, solicitou que o modelo de contrato seja anexado ao PL 157 e o vereador Ranzi falou da importância do investimento em um aplicativo para que os usuários possam monitorar os horários dos ônibus. “Acredito que teremos algumas emendas para acrescentar ao projeto”, finalizou o emedebista, que liderou a reunião.

Confira o projeto na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9. Assista todas as falas da reunião das Comissões em nossa página no Facebook no link: https://goo.gl/CFBNae.

Data de publicação: 14/03/2019

Créditos: Carolina Gasparotto