O advogado Decio Luis Fachini e o morador de Lajeado, Edelmiro Favian Trindade da Silva usaram a tribuna livre. Fachini falou sobre a situação do Abrigo São Chico, enquanto Trindade solicitou a construção de uma calçada de passeio no Bairro Conservas.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 30, mais uma sessão ordinária. Quatro projetos estavam na ordem do dia, são eles: PL 028 (altera dispositivos do Art. 16 da Lei nº 4.233, de 06 de março de 1989, que Institui o Imposto sobre a Transmissão “Inter-vivos”, por ato oneroso, de bens imóveis e de direitos reais a eles relativos e dá outras providências) e CMs 003 (prevê publicação nos sítios eletrônicos dos órgãos da administração direta e indireta, de listagem dos empregados de empresas prestadores de serviços terceirizados).

Também os CMs 021 (dispõe sobre posturas, organização e compartilhamento de infraestrutura pelos agentes que exploram os serviços de energia elétrica e de telecomunicações, e dá outras providências) e 023 (obriga os estabelecimentos públicos e privados localizados no Município de Lajeado a inserir nas placas de atendimento prioritário o Símbolo mundial da conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista – TEA).

O PL 028 foi aprovado por todos, com a ausência da vereadora Mariela Portz (PSDB). O CM 003, de autoria dos vereadores Neca Dalmoro (PDT) e Carlos Eduardo Ranzi (MDB), foi aprovado por unanimidade, mas apenas com a emenda 1 (aditiva); a emenda 2 (modificativa e que estabelecia o prazo de 120 dias) foi derrubada pelos votos dos vereadores Waldir Blau (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Sergio Kniphoff (PT), Sergio Rambo (PT), Eder Spohr (MDB), Paulo Tori (PPL) e Ranzi.

Já o CM 021 recebeu o pedido de vistas do vereador Waldir Blau e o CM 023, de autoria da vereadora Neca Dalmoro, foi aprovado por todos.

Moção de repúdio

A moção de repúdio à Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR pelo estado precário de manutenção e conservação que se encontram principalmente as rodovias estaduais em nossa região, em especial o trajeto entre Venâncio Aires e Lajeado encaminhada pela Câmara de Vereadores de Mato Leitão foi arquivada. Apenas os vereadores Ranzi, Spohr, Schefer e Tori votaram contra o arquivamento.

Tribuna livre I

O advogado Decio Luis Fachini solicitou o uso da tribuna livre e falou sobre a situação crítica e os problemas causados pelo Abrigo São Chico, localizado no Bairro Florestal. “Nada contra o São Chico. Mas, os albergues têm uma finalidade, mas nesse caso há um desvio total, porque lá estão abrigadas pessoas desocupadas, que vivem o dia todo fumando na praça e depois de noite vão pra lá.”

Tribuna livre II

O morador de Lajeado, Edelmiro Favian Trindade da Silva solicitou o uso da tribuna livre e falou sobre a falta de calçada de passeio nas proximidades da Escola Estadual São João Bosco, no Bairro Conservas. “Não existe calçada e as crianças que estudam na escola andam no meio da rua. É um assunto que já foi conversado com o secretário Medonho e também levado para o Ministério Público.”

Assista na íntegra as falas no link: https://www.youtube.com/watch?v=lDuzoZxQ3pg.

Data de publicação: 03/05/2019

Créditos: Carolina Gasparotto