Ele alegou que a Casa recebeu um ofício do Sindiônibus, com apontamentos em diversos artigos da matéria encaminhada pelo Executivo. E, portanto, seria fundamental a leitura do documento antes da aprovação do projeto.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 14, mais uma sessão ordinária. O PL 157/18 (dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus no Município de Lajeado/RS) e o CM 014 (proíbe a distribuição e a venda de canudos flexíveis e copos plásticos descartáveis em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques e estabelecimentos similares, ou por ambulantes, no município de Lajeado) estavam na ordem do dia, mas nenhum deles foi aprovado.

O vereador Paulo Tori (PPL) pediu vistas ao projeto do transporte público ao alegar que a Casa recebeu um ofício do Sindiônibus, com apontamentos em diversos artigos da matéria encaminhada pelo Executivo. E, portanto, seria fundamental a leitura do documento antes da aprovação do projeto. Já o vereador Sergio Kniphoff (PT) pediu vistas ao CM 014, de autoria do colega Adi Cerutti (PSD), pois entende que algumas emendas devem ser anexadas ao projeto.

Draco em Lajeado

O único projeto aprovado na sessão ordinária desta semana foi o PL 043 (autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio com o Estado do Rio Grande do Sul para a instalação da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), no Município de Lajeado e dá outras providências) que, após pedido de acordo feito pelo líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP), recebeu o voto favorável de todas as bancadas e foi aprovado com emenda modificativa.

A emenda modificativa apresentada por Lopes e pelo vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) estabelece que os 31 municípios da 19ª Zona Policial participem do convênio, ajudando a pagar as despesas da Draco, que será instalada na Avenida dos 15, no Bairro Florestal, em um prédio de 828 metros quadrados.

Maus-tratos aos animais

Após pedido de destaque feito pelo vereador Cerutti, ele afirmou que a Casa deveria votar pelo arquivamento do requerimento assinado por Kniphoff. No ofício enviado ao Executivo, dizia: “solicita que dobre o valor para quem maltratar ou abandonar animais, baseado na lei 9640/2014. Para quem cometer esse crime, atualmente a multa é no valor de R$ 2531,82, e dobrando o valor, a multa passaria para R$ 5063,64. Solicitamos urgência no referido pedido, visto que, a medida visa inibir os maus-tratos ou abandonos de animais”. Seis vereadores votaram de forma favorável ao pedido de Cerutti e o requerimento foi arquivado.

Sinalização na BRF

Após pedido de destaque feito pelo vereador Waldir Blau (MDB), ele afirmou que a Casa deveria votar pelo arquivamento do requerimento assinado pelo colega Marquinhos Schefer (MDB). No ofício enviado ao Executivo, dizia: “requer o envio de ofício ao EGR Empresa Gaúcha de Rodovias S/A, solicitando a possibilidade de colocação de uma sinaleira na rótula localizada na RS 130, em frende a Empresa BRF no Bairro Moinhos, pois devido ao grande fluxo de pessoas, veículos e principalmente caminhões, facilitaria o trânsito e diminuiria o perigo de acidentes no local”. Seis vereadores votaram de forma favorável ao pedido de Blau e o requerimento foi arquivado.

Semáforo da Amazonas

O pedido de destaque feito pelo vereador Ernani Teixeira (PTB) ao requerimento assinado por Tori foi aprovado por unanimidade. No ofício enviado ao Executivo, dizia: “solicita providências quanto à manutenção do semáforo instalado na Av. Senador Alberto Pasqualini esquina com a Av. Amazonas, no Bairro Universitário, pois a mesma está a mais de 40 dias piscando no sinal de alerta e assim causando transtorno e dificultando o tráfego de veículos que por ali transitam”.

Data de publicação: 15/05/2019

Créditos: Carolina Gasparotto