A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 29, mais uma reunião das Comissões. Desta vez, a preocupação do Legislativo era tirar todas as dúvidas sobre a parte ambiental do projeto.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 29, mais uma reunião das Comissões. O principal assunto tratado foi o PL 137 (autoriza o Poder Executivo a permutar imóvel de propriedade do Município de Lajeado por imóvel de propriedade de Rubem Koefender e Sandra Salete Frandoloso Koefender).

Desta vez, a preocupação do Legislativo era tirar todas as dúvidas sobre a parte ambiental do projeto. Participaram como convidados do debate, o secretário do Meio Ambiente, Luis André Benoitt; a engenheira florestal e diretora da Sema, Marjorie Kauffmann e o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais da Prefeitura Municipal, Ítalo Reali.

Os representantes do Executivo tranquilizaram os vereadores e afirmaram que de forma alguma o projeto prejudicaria o meio ambiente, pelo contrário, o principal objetivo é oferecer mais opções de lazer para a comunidade lajeadense. “Chegou o momento de olhar para o rio. Por muitos anos demos as costas para o Taquari. É preciso investir na Oswaldo Aranha e em toda a barranca do rio”, destacou Reali.

O vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) aproveitou a oportunidade para fazer alguns questionamentos e reconheceu que o projeto daria uma cara nova ao município. Entretanto, salientou que é de extrema importância o debate sobre cada projeto, pois sua defesa sempre será para o que for melhor para toda a comunidade. “Precisamos saber como ficarão as seis famílias moradoras da área em questão. Se todas estão de acordo com o projeto e se todas terão um local para morar.”

Na mesma linha de raciocínio, o vereador Sérgio Miguel Rambo (PT) questionou os representantes do Executivo sobre a cota da área, pois lembrou que Lajeado sofre com o problema de enchente. “70% da área do Rubem Koefender é acima da cota 24, mas é preciso salientar que a água somente chegaria ao futuro Parque Multiuso após o alagamento do Parque dos Dick e a Rua Silva Jardim, onde eu resido há anos. Já a situação das famílias está toda organizada”, garantiu o coordenador de Relações Comunitárias e Setoriais do Executivo.

Por fim, o líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP) explicou que o projeto deve ser aprovado por três motivos. “Despoluição do arroio, construção de um Parque Multiuso e criação de um novo anel viário.”

Outros projetos

Além do PL 137, os vereadores debateram os CMs 067 (dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono), 068 (dispõe sobre o exercício de garantias constitucionais no ambiente escolar da rede municipal de ensino), 069 (acrescenta o parágrafo único no artigo 3º da Lei Municipal nº 10.424/2017), 070 (denomina de Rua da Harmonia a rua “11” localizada no Loteamento Parque dos Conventos II no Bairro Conventos) e 071 (denomina de Rua José Saramago a rua “9” localizada no Loteamento Parque dos Conventos II no Bairro Conventos).

Também os PLs 121 (dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros na categoria aplicações de internet), 145 (abertura de crédito especial à Sedetag), 149 (autoriza o Poder Executivo a municipalizar trecho urbano da rodovia ERS-413) e 150 (dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal no Município de Lajeado). Os PLs 145 e 149; além dos CMs 069, 070 e 071 foram liberados para votação.

E, por fim, a Lei Orgânica, que permanece para análise das Comissões. O debate desta quinta-feira foi conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, vereador Ildo Salvi (Rede). Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 29/11/2018

Créditos: Carolina Gasparotto