Temas como as paradas de ônibus, ar-condicionado, valor da tarifa e isenção de passagem estiveram na pauta do debate entre os vereadores e representantes da Acil e CDL.

A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 18, mais uma reunião das Comissões. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) conduziu o debate. Na pauta, o PL 157/18 (dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus em Lajeado). Participaram como convidados, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL Lajeado), Heinz Rockenbach e o advogado da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Douglas Mussolini.

Temas como as paradas de ônibus, ar-condicionado, valor da tarifa e isenção de passagem estiveram na pauta do debate entre os vereadores e representantes das entidades. Na opinião do vereador Nilson do Arte (PT), é preciso pensar nos idosos. “Eles precisam ter mais assentos disponíveis e de preferência na parte de trás do ônibus e não na frente como é agora, porque muitos acabam em pé quando o transporte está lotado.”

Conforme a presidente Neca Dalmoro (PDT), é preciso esgotar todas as dúvidas a respeito do projeto antes que ele seja votado. “Estamos falando de um contrato que precisa ser bom hoje, mas que continue sendo bom para a comunidade daqui a 20 anos.” A presidente ressalta que essas reuniões para debater o assunto são de extrema importância e que todos devem ser ouvidos e todas as dúvidas esclarecidas. “Queremos que o projeto fique o melhor possível.”

Quem também se fez presente na reunião foi a advogada da empresa Expresso Azul, Alessandra Glufke e o representante das empresas de ônibus Expresso Azul, Arroio do Meio e Bento Gonçalves, Pedro Guarnieri. “Enquanto as dúvidas persistirem, não temos como votar o projeto”, afirmou Ranzi. Por fim, o vereador Sergio Rambo (PT) sugeriu que o Sindicato Patronal fosse ouvido. “Temos que ter a visão do todo. Abrir espaço para todos que quiserem contribuir com o projeto.”

A favor da ideia, Ranzi encerrou a reunião deixando a pauta aberta para os vereadores que quiserem convidar usuários para um novo debate a respeito do projeto, que deve ser realizado na Reunião das Comissões da próxima quinta-feira, dia 25 de abril. “Vamos ouvir o Sindicato Patronal e também devemos ouvir os usuários interessados em participar.”

Despedida do Ítalo

Desde o início desta Legislatura, o coordenador de relações comunitárias e setoriais da Prefeitura de Lajeado, Ítalo Reali participava das reuniões das Comissões. Como representante oficial do Executivo, Reali fazia o meio de campo entre o Legislativo e o Executivo. Anotava as solicitações dos vereadores sobre a falta de documentos nos projetos e cuidava para que as matérias assinadas pelo Executivo fossem votadas o mais breve possível.

De saída do cargo, Reali se despediu dos vereadores na manhã de hoje e ouviu muitas palavras de carinho e de agradecimento de todos os presentes.

Data de publicação: 18/04/2019

Créditos: Carolina Gasparotto