Nenhum projeto estava na ordem do dia. Entretanto, após pedido de acordo feito pelo líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP), os PLs 037 e 040 foram aprovados por unanimidade, com a ausência dos vereadores Paulo Tori (PPL) e Waldir Blau (MDB).

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 23, mais uma sessão ordinária. Nenhum projeto estava na ordem do dia. Entretanto, após pedido de acordo feito pelo líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP), os PLs 037 (autoriza o retorno às atividades da servidora emergencial gestante Cândida Rodrigues Mineiro) e 040 (autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de um professor de Anos Finais – Geografia) foram aprovados por unanimidade, com a ausência dos vereadores Paulo Tori (PPL) e Waldir Blau (MDB), que participam da Marcha dos Vereadores em Brasília.

Tribuna 1

A chefe do Grupo Escoteiro Tibiquary, Andrea Haetinger fez o uso da tribuna livre. Na ocasião, falou sobre o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado no dia 23 de abril, e também sobre o trabalho desenvolvido pelo Tibiquary em Lajeado e região. “Atualmente existe mais de 40 milhões de escoteiros no mundo o que constitui o maior movimento de jovens do mundo. E, destes 40, 7 milhões são adultos voluntários. No Brasil somos 100 mil, no Rio Grande do Sul somos mais de 14 mil.”

Já em Lajeado, conforme Andrea, o Grupo Escoteiro Tibiquary, fundado em 26 de agosto de 2012, soma 115 associados, sendo 85 jovens beneficiados e 30 adultos voluntários. “Somos um Movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos unidos por um compromisso livre e voluntário.”

Tribuna 2

O comandante interino do CRPO-VT, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, fez o uso da tribuna livre em nome da Brigada Militar. Na ocasião, falou sobre o projeto de implantação de um Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Lajeado para estar em funcionamento a partir de 2020. “É um colégio da rede pública estadual de ensino, de ensino médio. Portanto, o aluno que ingressa no Colégio Tiradentes tem o mesmo investimento que teria em qualquer outra escola. Porém, ele tem a direção da Brigada Militar e ensino em turno integral, ou seja, tem o dobro da carga horária de ensino que uma escola normal.”

Após responder a alguns questionamentos e explicar sobre o funcionamento do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, Maya pediu o apoio da Casa para que o projeto saia do papel. “O senhor pode sair daqui com a certeza de que a Câmara de Vereadores é parceira. Já passamos uma moção durante os pronunciamentos e todos nós assinamos”, disse a presidente Neca Dalmoro (PDT).

Próxima sessão

A presidente convocou a próxima sessão ordinária para o dia 30 de abril. Estão na ordem do dia os seguintes projetos: PL 028, CM 003, CM 021, CM 023 e moção de repúdio da Câmara de Vereadores de Mato Leitão (aprovada por todos os vereadores) à EGR pelo estado precário de manutenção e conservação em que se encontram as rodovias estaduais da região. Para saber do que trata cada um dos projetos, confira as matérias na íntegra em: https://bit.ly/2IklN45.

Data de publicação: 24/04/2019

Créditos: Carolina Gasparotto