A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 12, a primeira reunião de 2020 para tratar sobre o PL 036 – Institui o Plano Diretor de Lajeado. Os parlamentares tiveram até o dia 5 de março para apresentar emendas e a votação da matéria está prevista para ocorrer no dia 31 de março.

Desta forma, 48 emendas foram protocoladas e devem ser analisadas nos próximos dias pelo Legislativo e também pelas representantes da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat-VT), Marta Peixoto e Maria Otília Klein (ambas trabalham, desde o início, de forma voluntária na elaboração do projeto).

Sob a coordenação do líder de Governo e também relator da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Waldir Gisch (PP), os parlamentares, o assessor jurídico da Casa, Gustavo Heinen e as representantes da Seavat fizeram, na manhã de hoje, uma prévia análise do projeto como um todo (projeto substitutivo do Executivo/48 emendas) e definiram que antes de qualquer debate é necessário que o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva preste esclarecimentos.

Com isso, a Mesa Diretora 2020, composta pelo presidente Lorival Silveira (PP), vice-presidente Sergio Kniphoff (PT) e secretário Carlos Eduardo Ranzi (MDB), encaminhou um ofício ao presidente do CAU/RS solicitando a sua presença na sessão ordinária da próxima terça-feira, dia 17.

A ideia é que ele use a tribuna livre para esclarecer o ofício nº 012/2020. No documento, o Conselho orienta o Legislativo a somente votar as emendas após parecer técnico, isso para facilitar a análise. O ofício da Mesa Diretora ainda solicita que sejam feitos esclarecimentos sobre a responsabilidade, atuação e funções do Conselho junto à elaboração do Plano Diretor.

Também participaram, na manhã de hoje, da reunião sobre o Plano Diretor os seguintes vereadores: Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Neca Dalmoro (PDT), Paulo Tóri (PPL) e Ildo Salvi (PSDB).

Data de publicação: 12/03/2020

Créditos: Carolina Gasparotto