A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 5, a primeira sessão ordinária do ano. Na ocasião, a Mesa Diretora 2019, composta pela presidente Neca Dalmoro (PDT), vice-presidente Sergio Rambo e secretário Sergio Kniphoff, tomou posse. Além disso, estava prevista a escolha dos novos integrantes das Comissões da Casa, são elas: Justiça e Redação, Obras e Serviços Públicos, Finanças e Orçamento e, ainda, a Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social.

Entretanto, após os vereadores Mozart Lopes (PP), Mariela Portz (PSDB), Adi Cerutti (PSD) e Paulo Tori (PPL) colocarem seus nomes nas duas chapas inscritas e no momento da leitura dos integrantes de cada Comissão retirarem os seus nomes da Chapa 1, restou apenas a possibilidade de votação na Chapa 2. Com isso, o líder da bancada do MDB, vereador Eder Spohr, pediu a impugnação da chapa, pois alegou que o seu partido, que possui a maior bancada do Legislativo lajeadense, sairia prejudicado pela falta de representante nas Comissões.

A presidente Neca suspendeu a sessão por duas vezes (cada intervalo durou cinco minutos) devido a manifestações calorosas. Porém, como os ânimos continuaram exaltados, ela precisou encerrar a sessão. A situação será analisada, nesta semana, pelo assessor Jurídico da Casa, Gustavo Heinen e, após, haverá convocação para uma sessão extraordinária a fim de oficializar os novos nomes que irão compor as Comissões.

Data de publicação: 06/02/2019

Créditos: Carolina Gasparotto