Na companhia do prefeito Marcelo Caumo (PP), o presidente da Mesa Diretora 2020, vereador Lorival Silveira (PP) participou, na manhã desta segunda-feira, dia 17, de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo (PP).

Na companhia do prefeito Marcelo Caumo (PP), o presidente da Mesa Diretora 2020, vereador Lorival Silveira (PP) participou, na manhã desta segunda-feira, dia 17, de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Ernani Polo (PP); secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal; deputado Sérgio Turra  (PP); gerente Institucional da BRF no Brasil, Rafael Santos e gerente da Unidade de Lajeado, Fábio Cavasan. A pauta do encontro foi o trevo da ERS-130, no entroncamento com a empresa BRF.

Conforme o prefeito, o entroncamento com a empresa BRF, na ERS-130, é um problema crônico no município e, por isso, a Administração Municipal tem se empenhado em buscar uma solução o mais breve possível. “Trata-se de uma importante obra para Lajeado e região, pois é um trecho com fluxo intenso, que também irá beneficiar os municípios vizinhos, além de trazer mais segurança para os mais de 2 mil trabalhadores da BRF.”

Durante o encontro, Caumo explicou que o custo inicial do projeto (construção de um viaduto e duas ruas laterais) apresentado pela EGR seria de R$ 40 milhões e a prefeitura conseguiu reduzir para R$ 7 milhões, pois a ideia é aproveitar o relevo da região para fazer uma passagem subterrânea. “Essa audiência de hoje é mais uma etapa concluída no processo como um todo. Estamos bastante empenhados e confiantes”, concluiu o presidente Lorival.

Desfecho

O presidente da AL, Ernani Polo explicou que se busca a alternativa mais rápida e viável para formalizar um acordo. Uma possibilidade é incluir a obra no Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), em que a empresa pode usar para a obra até 5% do ICMS a ser pago ou, ainda, fazer uma parceria nos moldes da feita com a John Deere, em Horizontina. Na cidade, a multinacional fará um anel viário e poderá abater o investimento do ICMS. “É um exemplo que está funcionando.”

Por fim, o secretário Gastal salientou que conhece de perto a situação do trevo da ERS-130 em Lajeado e que, inclusive, esteve de passagem pelo Vale do Taquari no último fim de semana. “A partir de agora, vamos cuidar da parte operacional. Precisamos conversar com todas as partes envolvidas, Daer, EGR e Secretaria da Fazenda a fim de verificar a melhor alternativa. Lembrando que a concessão da rodovia deve sair até o início do segundo semestre.”

Data de publicação: 17/02/2020

Créditos: Carolina Gasparotto