O secretário municipal da saúde, Glademir Schwingel, atendendo ao convite do vereador Lorival dos Santos Silveira (PP), ocupou a tribuna livre na sessão de terça-feira (03/06), na Câmara Municipal de Lajeado.

O objetivo foi prestar esclarecimentos aos vereadores e comunidade sobre falta de medicamentos da lista básica e falta de médicos nos postos de saúde do município.

De acordo com o secretário, não faltam médicos em Lajeado. O quadro de profissionais está completo e 46 profissionais estão disponíveis para atender a população. Ele disse que o desconforto que gerou a polêmica ocorreu somente nos meses de fevereiro, março e abril, em função do desligamento de um grupo de seis médicos que saíram para fazer especialização. "Hoje a situação está regularizada e podemos afirmar que estamos muito bem assistidos em número de médicos no município", afirmou.

Segundo Glademir, existe dificuldade de atendimentos em algumas especialidades e exames por isso alguns pacientes são encaminhadas para outros municípios, porém, em outras o atendimento é mais rápido que pelo plano de saúde particular. "Consulta com dermatologista se consegue de um dia para outro", exemplifica.

Em relação à falta de medicamentos nos postos de saúde, o secretário relatou que o fato ocorreu em função da mudança no sistema de compra que antes era feito por pregão eletrônico e depois passou a ser feito por registro de preços. Das 25 empresas habilitadas, quatro não conseguiram cumprir os trâmites, foram notificadas e agora o processo está em fase de finalização.

O gestor da saúde finalizou dizendo que o gasto do município com medicamentos tem aumentado. Em 2012 foram investidos R$ 700 mil, em 2013 aumentou para R$ 1.100.000 e a previsão para 2014 é que sejam gastos R$ 1.500.000. Segundo ele, a intenção é melhorar o atendimento em todos os postos, atender bem todas as pessoas, cuidando sempre para que recebam medicamentos quando realmente precisam.

Data de publicação: 03/06/2014