Na tarde da última terça-feira (27/05), o prefeito Luís Fernando Schmidt (PT) entregou a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 de Lajeado ao presidente da Câmara Municipal, vereador Djalmo da Rosa (PMDB).

O orçamento de Lajeado para 2015 teve um crescimento de 14,7% em relação a 2014, com previsão de R$ 264 bilhões. Desse total, 30% serão destinados para Educação, 17% à Saúde, 14% para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, áreas que receberão volume maior de recursos, e 4,8% para o Legislativo.

O Secretário da Fazendo, José Carlos Bullé, declarou que R$ 145 milhões são referentes à arrecadação de impostos e a administração deve fazer investimentos de 10% com recursos próprios.

Djalmo da Rosa (PMDB) disse que a Câmara Municipal irá acompanhar de muito perto a execução da LDO. "Acreditamos no compromisso do Executivo na execução do orçamento municipal", afirmou.

Para o Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara de Vereadores, Waldir Gisch (PP), chama atenção os 17% destinados à saúde. Segundo ele, são justificados pelo fato do município ter assumido a saúde plena e consequentemente todos os seus encargos.

Os parlamentares têm prazo até o final de junho para analisar e votar o Projeto de Lei.

Data de publicação: 27/05/2014