A Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social da Câmara de Vereadores de Lajeado promove na próxima, quinta-feira (22/05), no Plenário da Casa, com início às 08h, O I Seminário Sobre Educação da Câmara Municipal de Lajeado.

A ideia é discutir com Ministério Público, Conselho Tutelar, Professores, Alunos e Sociedade Organizada temas como: Formação Docente e Direitos e Deveres.

O presidente da Comissão, vereador Ildo Salvi (PT), ressalta que o objetivo é debater todas as políticas públicas relacionadas à Comissão. Segundo Salvi, mais que criar e avaliar projetos, os parlamentares precisam levantar temas e promover debates com a comunidade.

O primeiro painel do Seminário se inicia às 8h30min e abordará a Formação Docente, terá a participação de professores e representantes da 3 ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Ás 9h45min, o segundo painel abordará Direitos e Deveres, com a participação do Ministério Público, Conselho Tutelar, alunos e Sociedade Civil Organizada.

Para o vereador, um Seminário sobre Educação visa chamar atenção para uma categoria que anda desvalorizada tanto na questão de salário quanto de autoridade. "Sou de um tempo em que professor era respeitado", disse.

Salvi que também é psicólogo alerta para o fato de que o referencial de autoridade vem se perdendo ao longo do tempo. "Filhos que não respeitam pais, não vão respeitar professores, e consequentemente isso vai se refletir na sociedade criando uma crise de identidade de autoridade", explica.

O próximo tema proposto pela Comissão já está encaminhado e tratará sobre Meio Ambiente. Os debates subsidiarão ações legislativas para contribuir no desenvolvimento de políticas relacionadas às temáticas. "Nosso propósito é provocar a sociedade para repense seu papel como um todo", finaliza.

Data de publicação: 19/05/2014