Na manhã desta segunda-feira (19/05), o Secretário de Agricultura e Urbanismo de Lajeado, Ricardo Giovanella, convocou a imprensa e a Comissão de Obras e Serviços Públicos, da Câmara formada pelos vereadores, Élio Lenhart (PT), Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) e Sérgio Rambo (PT) na tentativa de colocar fim a polêmica sobre o material utilizado na obra de canalização, instalação de fossa e graxeiras, na Feira do Produtor, localizada na Rua Santos Filho, Centro.

Na última sessão do Legislativo, o vereador Djalmo da Rosa (PMDB), denunciou que o Cano utilizado na reforma, feita no final do ano passado, era de (100 mm/PVC) e não de 20 cm (concreto) como afirmava o secretário.

Após uma hora de escavação com máquina da prefeitura e a abertura de três buracos ao longo de diferentes pontos do terreno verificou-se que o cano utilizado era realmente de 20 cm.

Giovanella explicou que a denúncia feita pelo vereador foi equivocada. Segundo ele, a obra é legal e só dispensou licitação em função da urgência. "No início houve uma perspectiva externa e se imaginou a necessidade de usar canos de 40 cm, depois se verificou que canos de 20 cm resolveriam o problema. A adequação da obra gerou compensação e o valor da diferença foi devolvido pela empresa aos cofres públicos", explicou.

Mas o vereador, Djalmo da Rosa (PMDB), não aceitou as justificativas. Segundo ele a abertura de pontos aleatórios no terreno não põe fim à polêmica. "Continuo afirmando que esta e outras obras estão irregulares. As "graxeiras" não foram abertas e a execução não obedeceu aos trâmites legais que todas as obras públicas devem passar. Vamos continuar investigando", alertou.

Durante os trabalhos com a retroescavadeira um cano foi quebrado e precisou ser substituído.

A Comissão de Obras e Serviços Públicos elaborará um parecer que será entregue à Mesa Diretora.

Data de publicação: 19/05/2014