Na manhã desta sexta-feira (21/02), o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, esteve em Lajeado para assinatura do convênio entre os governos estadual e municipal, para implantação dos núcleos de Policiamento Comunitário.

O evento ocorreu na frente da Prefeitura e contou com a presenças de autoridades locais, comandos regionais da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC), representantes de entidades sociais, empresariais e sindicais, de associações de moradores e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O município recebeu seis núcleos de Policiamento Comunitário, com quatro policias cada, sendo cinco da Brigada e um da Civil, que atenderão a uma população estimada em 43 mil habitantes em 21 bairros. O objetivo do Governo do Estado é potencializar a interação entre órgãos de segurança e comunidade, em parceria com o poder público local.

Além de efetivo, o Estado garante viaturas e combustível, pagamento de horas extras e equipamento de uso individual (coletes balísticos, pistolas, rádios portáteis, algemas e bicicleta), que representa um investimento de mais de R$ 300 mil. Ao município, cabe custear despesas com moradias, com repasse de R$ 600 mensais para cada policial, através da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro).

Núcleos Comunitários de Lajeado

- Núcleo 1: Bairros Conventos, Imigrante, Centenário, Bom Pastor e Igrejinha

- Núcleo 2: Bairros Olarias, Campestre, Santo André e Planalto

- Núcleo 3: Bairros Moinhos D’Água, São Bento, Floresta e Montanha