A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira (20/02), no Fórum de Lajeado, para esclarecer a autoridades...



A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira (20/02), no Fórum de Lajeado, para esclarecer a autoridades e comunidade quanto ao uso das tornozeleiras eletrônicas que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado para o monitoramento dos presos do regime aberto e semiaberto.

De acordo com o chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe, Cézar Moreira, a tornozeleira é uma importante ferramenta a serviço a comunidade. "A ferramenta não evitará a realização de crimes, mas dará a precisa localização do apenado e, caso ele esteja descumprindo uma ordem da Justiça, conseguiremos agir mais rapidamente e reduzir ou evitar possíveis danos", afirmou.

O Juiz Luiz Antônio de Abreu Johnson concorda com a implantação da ferramenta no município e a implantação depende da formação de uma equipe especial para o serviço e qualificação dos agentes.

Acredita-se que em um mês os presos do regime semiaberto e aberto da região estejam usando o equipamento,

Vantagens:

- Monitoramento 24 horas sobre o detento.

- Redução de danos ao preso; retorna ao convívio social e familiar, se distanciando do ambiente prisional.

- Diminuição da superlotação dos estabelecimentos prisionais.



O presidente do Legislativo, Djalmo da Rosa (PMDB) prestigiou o evento.

Data de publicação: 20/02/2014

Compartilhe!