A sessão de terça-feira (25/06), do Legislativo lajeadense, não foi como todas as outras. A Câmara de Vereadores deu exemplo de cidadania para a região quando transferiu o local da reunião de sua sede, no Genes Work & Shop, para o Ginásio Municipal Professor Nelson Francisco Brancher, no Parque dos Dick, a fim de acomodar com conforto e segurança os manifestantes que vieram expressar suas manifestações durante os trabalhos.

A ordem da sessão foi alterada, e a votação dos projetos de lei ocorreu logo no início dos trabalhos para que os líderes do movimento que vem ocupando as ruas do município, nos últimos dias, pudessem expressar suas reivindicações livremente na tribuna.

O ex-presidente do DCE da Univates, Thiago Guerra, e outros quatro estudantes pediram, aos vereadores, que fizessem uma reforma política e que lutassem por mais investimentos nas áreas da saúde, educação e transporte público.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Kniphoff (PT), conduziu os trabalhos com tranquilidade. Após ouvir os manifestantes, elogiou o movimento e reiterou seu compromisso com a democracia. Segundo ele, as solicitações entregues por escrito serão avaliadas pelos representantes do Legislativo e respondidas na próxima sessão, marcada para terça-feira (02/07).

Votação dos projetos de lei

O líder de Governo, Ildo Salvi (PT), pediu acordo de liderança para incluir na pauta de votação o projeto de lei pelo qual o Executivo requer autorização para alterar a norma que permite ao município contratar empresa para o transporte de atletas que representam o município, mas não houve acordo e somente foram votados os cinco projetos que estavam na Ordem do Dia.

Aprovado projeto de lei que estende o prazo de convênio firmado com o Hospital Bruno Born, em 2009, de 48 meses para 54 meses, permitindo a efetivação de nova negociação, tendo em vista a assunção da Secretaria de Saúde à municipalização plena de saúde.

Aprovado projeto de lei que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2014 a 2017.

Aprovado projeto de lei i que autoriza o Poder Executivo a repassar auxílio financeiro de R$ 405 mil à Fuvates.

Aprovado projeto de lei que altera artigo da lei que concede condição especial para pagamento de débito ao Centro Hemoterápico, do Vale do Taquari, por erro do número do CNPJ do centro que consta na lei.

Aprovado projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito suplementar de R$ 985.205,00 para pagamento a empresas terceirizadas que prestam serviços para a Secretaria da Saúde de Lajeado.

Suplente assume vaga

O suplente de vereador Adriel Reinke (PSDB) assumiu a vaga do vereador Delmar Portz (PSDB), que fica licenciado por 15 dias por motivo de saúde.

Data de publicação: 25/06/2013