Na sessão de ontem (18/06), do Legislativo Municipal de Lajeado, quatro projetos que estavam na Ordem do Dia foram aprovados.   O vereador Antônio de Castro Schefer (PTB) pediu vista...

O vereador Antônio de Castro Schefer (PTB) pediu vista para o projeto de lei que autoriza o Executivo a alterar a localização do Lote 37 e a configuração da área verde do Loteamento Industrial do Bairro Centenário, mas não obteve êxito. A matéria foi votada e aprovada, apesar de votos de Antônio de Castro Schefer (PTB) e Lorival da Silveira (PP).

Aprovado projeto de lei que revoga a lei que denominou de Romeu Armange rua localizada no Bairro Conventos. O autor do projeto, vereador Círio Schneider (PP), justificou a revogação alegando que a família do proprietário das terras que foram loteadas, Arlindo Dobler, gostaria de homenageá-lo. A mudança foi feita com a concordância da comunidade e aceitação da família do antigo homenageado.

Projeto de lei de autoria do vereador Sérgio Rambo (PT), que dispõe sobre a denominação de via pública, foi aprovado por unanimidade. Fica denominada de Maria Genoveva Auler uma rua do Bairro Imigrantes.

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei, de proposição do vereador Ernani Teixeira (PDT), que tem por objetivo conceder o Título de Cidadã Lajeadense à Dra. Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, juíza de Direito da 2ª Vara Cível do Fórum de Lajeado, atendendo à solicitação de colegas, amigos e profissionais da área do Direito, em reconhecimento à sua extensa atuação na Comarca de Lajeado e também reconhecendo os relevantes serviços prestados ao município e região.

Sem acordo

O líder do Governo, vereador Ildo Salvi (PT), pediu acordo de lideranças partidárias para a apreciação de três projetos de lei na sessão de ontem, mas não conseguiu a concordância da maioria. Os projetos seriam os seguintes:

- Autorização para o Poder Executivo abrir um Crédito Suplementar de R$ 985.205,00 na Secretaria da Saúde;

- Alteração do Artigo 11º da Lei 9.125/2013 que concede condição especial para pagamento de débito ao Centro Hemoterápico do Vale do Taquari Ltda.,em função do número incorreto do CNPJ;

- Autorização para o Poder Executivo repassar subvenção mensal à ONG Projeto Drogas, Tô Fora, do Vale do Taquari.

Manifestações populares

O presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Kniphoff (PT), usou seu tempo regimental para fazer algumas considerações sobre as manifestações populares que vêm impactando o país nos últimos dias.

Ele garante que os movimentos não estão ocorrendo apenas no Brasil, mas sim em todo o mundo. Citou exemplos como na França, Londres e Madri. Reconheceu sua legitimidade e disse que essa revolta é fruto do sentimento de frustração da sociedade. "Essa briga não é contra um partido. Todo mundo está querendo mudança. Essa briga é por ética, e o modelo que está aí não está sendo aceito pela juventude", disse.

Já Waldir Gisch (PP) levantou a seguinte questão: "Será que essa revolta toda é pela PEC 37 e realização da Copa do Mundo ou existe coisa muito maior por trás disso tudo?". Para ele, ou o Brasil faz uma revisão ampla e chama suas lideranças para fazer um estudo do que a comunidade realmente deseja ou é preocupante aonde o Brasil vai chegar.

Ainda sobre os protestos, o vereador Delmar Portz (PSDB) afirmou que a população está descontente com a classe política e defendeu as manifestações que, segundo ele, são pacíficas na sua maioria. "Ligou-se a luz amarela", alertou.

Sobre a manifestação Brasil contra a Impunidade, marcada para ocorrer em Lajeado, na quinta-feira (20/06), às 18h30min, em frente do Posto Faleiro, Sérgio Kniphoff (PT) espera que seja legítima, pacífica e que venha a defender suas ideias. "Não existe modelo mais importante e adequado para o povo do que a democracia", completou.

Data de publicação: 18/06/2013