Em sessão ordinária realizada terça-feira (04/06), na Câmara Municipal de Vereadores, foi rejeitada a matéria, proposta pelo vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que autorizava o Executivo a vender valores imobiliários - ações - das empresas pertencentes ao município.

Delmar Portz (PSDB) sugeriu que a matéria fosse retirada, mas após discussão, foi para votação. Apesar de receber nove votos a favor, a matéria não conseguiu os 2/3 dos votos necessários para aprovação. Manifestaram-se, contra, os vereadores: Mozart Lopes (PP), Waldir Gisch (PP), Lorival Silveira (PP), Carlos Kayser (PP), Delmar Portz (PSDB) e Antônio de Castro Schefer (PTB).

A sessão foi marcada também pelo retorno do vereador Antônio de Castro Schefer (PTB), que esteve afastado para tratamento de saúde.

O suplente de vereador Mozart Lopes, do Partido Progressista, assumiu o lugar de Círio Schneider (PP), que se licenciou por 15 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

A Casa aprovou três projetos de lei do Executivo, entre eles, o que se refere ao calendário de eventos do município para o segundo semestre de 2013; que autoriza o repasse de recurso financeiro à Associação de Atletismo dos Vales, no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais), destinado a despesas de alimentação, materiais e implementos de atletismo, uniformes, taxas de inscrição, transporte da equipe, premiações e arbitragem; e a aquisição de frações de terras de Orlando Klein.

Do Legislativo, aprovado projeto de lei de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que visa garantir os serviços essenciais prestados por centros de saúde, unidades de pronto atendimento, Serviços de Distribuição de Medicamentos, transportes coletivos, captação e tratamento de esgoto e lixo durante pontos facultativos e feriados.

Denominação de ruas

Cinco projetos de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que buscavam autorização legislativa para alterar nomenclatura de ruas também foram aprovados.

Com essas proposições, a Rua "A", localizada no Loteamento Alles Gutt, do Bairro São Bento, passará a se denominar Rua dos Girassóis; a antiga Rua "H", localizada no Loteamento Alles Gutt, do Bairro São Bento, passará a se denominar Rua das Petúnias; a Rua "G", localizada no Loteamento Jardim do Cedro II, do Bairro Floresta, passará a se denominar Rua Alfredo Henrique Diedrich; a Rua "E", localizada no Loteamento Jardim do Cedro II, do Bairro Floresta, passará a se denominar Rua Farrapos; a Rua "F", localizada no Loteamento Jardim do Cedro II, do Bairro Floresta, passará a se denominar Rua Anita Garibaldi.

De autoria do vereador Sérgio Kniphoff (PT), aprovado projeto de lei que denomina de Rua Luiz Gaspar Jung uma via sem nome, localizada à margem da RS-130, entre a Avenida Benjamin Constant e a faixa de domínio do Daer.

Tribuna livre

A tribuna livre do Legislativo foi ocupada pelo presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Nilson Gemelli. O empresário falou sobre a 14ª Jornada do Sorvete, marcada para 10 e 11 de julho, em Lajeado. Segundo o empresário, o evento é o maior do Sul do país e servirá para capacitação e negócios do setor de gelados.

Data de publicação: 04/06/2013