Na tarde de ontem (07/04), os vereadores Sérgio Kniphoff (PT), Djalmo da Rosa (PMDB) e Élio Lenhart (PT) participaram de uma reunião no Centro Administrativo do Estado - Secretaria da Saúde, em Porto Alegre, onde estiveram presentes técnicos da secretaria, diretores do Hospital Bruno Born e representantes da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. O objetivo era discutir a possibilidade da construção de uma UTI Neonatal em Lajeado.

O resultado da reunião foi satisfatório, já que a Secretaria Estadual de Saúde acenou com a possibilidade de credenciamento de seis leitos neonatais na UTI do Hospital Bruno Born. Em contrapartida, o HBB deverá se adequar à portaria ministerial que exige alguns requisitos para que Lajeado tenha o atendimento a gestantes de alto risco.

O hospital de Lajeado precisa melhorar a UTI adulto, possibilitando abertura de vaga para gestantes doentes, melhorar a infraestrutura de acolhimento e atendimento diferenciado a gestantes e bebês para garantir a qualidade na assistência e a redução da mortalidade infantil e materna na região.

Para que o processo seja agilizado, município e hospital decidiram criar uma força-tarefa para os próximos dias. Querem concluir esse projeto rapidamente para iniciar a busca de recursos à edificação da parte física e à aquisição de equipamento para a construção de uma UTI Neonatal.

Vale lembrar que esses prazos são curtos e terminam em dezembro de 2013. "A UTI deveria estar quase pronta, mas se o HBB sinalizar boa intenção e se adequar à portaria, tem tudo para dar certo", afirmou o presidente da Câmara, Sérgio Kniphoff (PT).

Ainda esta semana, o grupo começa a trabalhar no sentido de buscar a concretização do projeto para em seguida entrar com o pedido de recursos na Caixa Econômica Federal.

Data de publicação: 07/05/2013